sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Peralta aguça sentidos em campanha para Bacardi



Um cheiro forte de maçã verde invadiu o Bar Bárbaro, localizado em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 30. Música alta e luzes fortes acompanharam a apresentação da nova campanha do Bacardi Brasil para seu produto Bacardi Big Apple. Assinada pela Peralta, o "manifesto" - como é chamado pela empresa - será veiculado nacionalmente, com estreia no dia 2 de setembro e contemplará diversos tipos de mídia, como televisão (aberta e fechada), rádio, revistas e internet. O Adnews esteve no evento e traz os detalhes da ação.
A campanha
O carro-chefe é um filme de um minuto e meio que será exibido no próximo domingo na Globo, além de ter inserções na Record, Bandeirantes e TV a cabo. "O objetivo é consolidar o sucesso do Bacardi Big Apple", revela Alexandre Peralta, presidente da agência responsável pela ação. O vídeo e o restante da campanha brincam com o conceito sensorial. A meta é aguçar os sentidos do consumidor por meio do cheiro da bebida, seu gosto singular, além de uma nova garrafa cujo rótulo brilha sob luz negra. A ligação com a audição vem do público alvo: os frequentadores de balada.
O vídeo mostra quatro personagens cujas cabeças são uma boca, um nariz, uma orelha e um olho, respectivamente. Eles são libertados de um "julgamento" após uma manifestação popular. A ideia casa com a idolatria dos amantes da marca. Um consumidor chegou a tatuar a garrafa do produto na pele. No Rio, onde a Big Apple é líder do setor de Rum com Vodka, um funk foi criado para homenagear a marca.
Quando assinou com a agência de Peralta, em março deste ano, a Bacardi objetivou aumentar o market share em dois pontos. A parceria está indo tão bem que a meta deve aumentar. A cobrança também. Quem faz a revelação é Fabio DiGiammarco, CEO da empresa no Brasil. "A cabeça criativa do Peralta e das pessoas da agência é simplesmente fantástica", elogia o executivo, que atenta para uma exigência: "que as ações sejam executadas de modo perfeito".
Responsabilidade social
Durante a cerimônia de anúncio da campanha, Veridiana Carvalho, gerente de marca da empresa, disse que o público alvo do Big Apple é formado por jovens de 18 a 24 anos que frequenta festas e baladas e pensa que "aquele pode ser o último momento da vida dele". Triste coincidência, pois segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o álcool mata 320 mil jovens e adolescentes por ano.
De acordo com DiGiammarco, a Bacardi possui uma política de conscientização para evitar o pior. O CEO revela que na página do Facebook da companhia – que possui média de 3 mil novos fãs diários - um em cada quatro ou cinco posts incorpora o conceito de motorista da vez, aquele que vai para a balada e não consome álcool para poder dar carona aos amigos. "O embaixador de nosso programa Campeões Bebem Responsavelmente é o Rafael Nadal”, lembra DiGiammarco.
Segundo Peralta, para a publicidade o assunto está bem acomodado por regulamentação que estipula horários adequados para que campanhas deste tipo de produto sejam veiculadas, por exemplo. "Temos órgãos que ajudam a fiscalizar esse tipo de comunicação [...] ela é feita de maneira muito profissional e eficiente".
O futuro da Peralta
Em março, Alexandre Peralta fechou uma joint-venture com o MDC Partners, holding internacional que controla a agência e outras como 72andSunny e Capital C. À época, Chuck Porter, diretor de estratégia do grupo, revelou o desejo de comprar ações da agência brasileira, que é 100% de Peralta. Perguntado sobre o assunto, o publicitário revelou que a parceria funciona como um "ganha-ganha", onde a agência brasileira tem a possibilidade de atender os clientes fora do país e expandir seus negócios. "Temos intenções objetivas e claras da nossa parte de levar alguns projetos para fora e usar o suporte dessa rede", afirma.
Veja a versão com um minuto da campanha:
Ouça o Funk do Bacardi Big Apple:
Por Leonardo Araujo

Nenhum comentário: