sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Espetáculo Sob Todos os Olhares incentiva mulher a denunciar agressor




Coletivo Sob Todos os Olhares homenageia mulher que levar boletim de ocorrência denunciando agressor, 
permitindo o acesso livre para assistir a peça

Chega ao fim a primeira temporada do espetáculo Sob Todos os Olhares, primeira montagem do homônimo Coletivo Sob Todos os Olhares. Dias 24, 25 e 26 de agosto, o grupo faz suas últimas apresentações desta temporada, que esteve no Teatro Gamboa Nova, durante todas as sextas-feiras, sábados e domingos de agosto, as 20h.

O espetáculo que em sua essência é um bombardeio de feminilidade, acaba essa temporada levantando a bola para algo muito serio, que se distancia da ideia de levantar bandeias. Fora a abordagem do universo feminino que engloba assuntos como: TPM, traição, consumo, sexo, liberdade, filhos, casamento, a montagem fala de um tema delicado que é a violência doméstica contra a mulher, caracterizada não só pela física como pela psicológica, patrimonial, moral e sexual.  

A peça Sob Todos os Olhares é sobre tudo, uma ode a mulher, apesar de não ser só para as mulheres e sim para todas as pessoas. Dentro desta proposta, o espetáculo propõe, através de depoimentos fictícios e reais, expor os sabores e dissabores enfrentados pela mulher.

Pensando na valorização da mulher, o Coletivo quer também contribuir para a diminuição da violência doméstica, incentivando a denúncia. Por isso, a mulher que apresentar o boletim de ocorrência denunciando uma agressão sofrida pelos parceiros, terão direito ao acesso grátis para o espetáculo. O grupo também pretende ter um banco de idéias, e também vai presentear com um par de ingresso as 10 primeiras mulheres que enviarem suas estórias, experiências para coletivosobtodososolhares@gmail.com 

A peça, construída de forma colaborativa, leva a assinatura da diretora Fernanda Paquelet, e tem o texto produzido coletivamente pelas três atrizes do elenco, supervisionadas pela diretora. A montagem é um conjunto de relatos, depoimentos e histórias fictícias, criadas coletivamente nos ensaios, a partir de improvisações com histórias que se fundem em realidade e ficção. O espetáculo conta com as atrizes Mariana Moreno (Todo mundo tem problemas sexuais/De sol, de céu e de lua), Cibele Marina (História de uma lágrima furtiva de cordel/Isso é bom demais) e Patrícia Rammos (História de uma lágrima Furtiva de Cordel / Pedro e a cobra-de-fogo). A ambientação cênica é de Ricardo Castro (1,99) e o figurino é da estilista Valéria Kaveski. As canções foram compostas e interpretadas pela cantora Manuela Rodrigues.

“Sob todos os olhares” é um espetáculo para gargalhar, se identificar, se comover e refletir sobre todos os outros sentimentos existentes. Cada personagem será interpretado por mais de uma atriz, como em um rodízio. O espetáculo tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, através do Edital de Demanda Espontânea, da Secretaria de Cultura e do Ministério da Fazenda do Governo do Estado da Bahia.

Os vários olhares sobre a arte contemplados pelo coletivo

O coletivo de Artes Sob Todos os Olhares está completando sua segunda etapa: a montagem do espetáculo. A primeira começou em abril, quando houve um Workshop-Concurso de Dramaturgia, ministrado pelo dramaturgo Cláudio Simões, onde os melhores textos foram expostos em leituras dramáticas e foi escolhido o melhor texto através de um júri popular e um oficial. O melhor material recebeu um prêmio em dinheiro e, em breve, será montado nos palcos de Salvador. “Esse é, inclusive, um dos objetivos do Coletivo: fazer com que as artes sejam reverenciadas”, afirma Paquelet.

Serviço: 

Espetáculo: "Sob todos os olhares"

Dia: 4 até 26 de agosto, sextas, sábados e domingos

Hora: 20h

Valor: R$ 20 (inteira)

Local: Teatro Gamboa Nova

Assessoria de Imprensa: Leonardo Parente 

71-3022-0213

71-9939-3438

71-9330-3858

Nenhum comentário: