sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Caminhão Do Impostômetro Faz Campanha Pelo Estado de São Paulo Iniciativa da leva VUC da Brasil Mídia Móvel para que população saiba quanto paga de impostos




São Paulo, agosto de 2012 - Uma iniciativa da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), visita 11 cidades do Estado em um caminhão para que a população saiba efetivamente quanto está pagando de impostos em cada produto adquirido. A campanha foi idealizada pela agência RS Digital Direct Comunicação Integrada. 

O Impostômetro iniciou uma peregrinação pelo interior do Estado de São Paulo com um painel de LED instalado sobre um veículo personalizado da Brasil Mídia Móvel. Além da adesivação com imagens de cédulas de R$ 100, o veículo, batizado de  “Caminhão do Impostômetro”, conta com um painel que estima a arrecadação das três esferas de governo em tempo real e mostra também o quanto cada cidade visitada arrecada de impostos. A proposta é aproximar a população da realidade tributária brasileira, uma das que mais onera o contribuinte em todo o mundo. 

A arrecadação cresce rapidamente ano após ano. O cidadão pôde observar que ela já se aproxima de R$ 1 trilhão, marca que deve ser alcançada ao final deste mês ou início de setembro. Esse valor representa o total arrecadado pelos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. O Impostômetro estima que a arrecadação brasileira até o final do ano seja de R$ 1,6 trilhão. Ao longo de 2011, a receita chegou a R$ 1,5 trilhão, pelo painel. 

Com o intuito de conscientizar o cidadão, o Caminhão do Impostômetro traz em seu baú produtos de uso cotidiano, com etiquetas indicando o percentual de tributos embutidos nos seus preços. Cálculos feitos pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), responsável pela operacionalização do Impostômetro, mostram que, quando o brasileiro compra um pote de margarina de 500g, do valor total pago pelo produto, 35,98% correspondem a impostos. No caso do papel higiênico, são 40% de tributos embutidos. Do preço de um refrigerante em lata, 46,47% é de tributo. 

A visitação do Caminhão do Impostômetro compreende as cidades de Sorocaba (dia 9), Bauru (10), Presidente Prudente (13), São José do Rio Preto (14), Ribeirão Preto (15), São Carlos (16), Campinas (17), São José dos Campos (20), Mogi das Cruzes ( 21), Santos (22) e São Paulo (28 e 29). Durante a ação do caminhão, promotores convidam as pessoas a participar da campanha acessando o hotsite www.horadeagir.com.br e dar a sua opinião com comentários ou vídeos. Ainda é possível pressionar os deputados federais para votarem e aprovarem o Projeto de Lei nº 1472/2007, que estabelece a discriminação dos impostos nas notas fiscais.

Nenhum comentário: