segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sob protestos, Fuleco é o nome escolhido para o mascote de 2014



Depois de mais de dois meses de votação aberta aos internautas e da participação de 1,7 milhão de pessoas, foi anunciado na noite de ontem o nome oficial da mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014: Fuleco.
O nome recebeu 48% dos votos. Ele concorria com Zuzeco, que teve 31% dos votos, e Amijubi, que recebeu 21%. As três opções de nome foram definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. O nome Fuleco busca uma representação de futebol e ecologia.
O desenho foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local da Copa após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de algumas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.
Apesar da votação popular entre as três opções, muita gente, incluindo leitores do Adnews e especialistas em publicidade, marketing e comunicação de maneira geral, acreditam que foi preciso optar pelo nome “menos ruim”.
Quando os nomes foram divulgados, o portal Adnews realizou uma pesquisa e identificou que 88% dos leitores não aprovaram nenhuma das opções. Na ocasião, o publicitário Décio Gentil, sócio-diretor da Agência Estação Primeira da Propaganda comentou as opções. “Isso porque Fuleco pode ter alguma conotação pejorativa com "fuleiro", expressão chula que pode jogar contra nós caso o time do Brasil não atue bem na Copa. Já Amijubi pode soar para o povão como uma coisa árabe ou algo parecido, nada a ver com a gente”.
Vale lembrar também que um grupo está recolheu assinaturas através do site AVAAZ.org (petições virtuais) para tentar mudar os nomes pré-selecionados. O texto da petição diz: “Queremos participar dessa escolha. Repudiamos esses nomes e queremos escolher o Mascote que representará a todos! Esta petição será entregue OFICIALMENTE ao Comitê Organizador da Copa”. A iniciativa já conta com 5.400 assinaturas em três dias, e pretende chegar até 7.500 até o final da semana. A ação não surtiu efeito até o momento.

Nenhum comentário: