sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VI FESTIVAL DA CULTURA JAPONESA - 25 E 26 DE AGOSTO



Este ano o Festival da Cultura Japonesa terá como tema o MANGÁ e por isso trará, além de sua programação tradicional, curiosidades sobre o tema que agrada tanto jovens como também os adultos! As histórias em quadrinhos japonesas estarão presentes em exposição, palestras e oficinas, com atividades para todos os públicos. Sejam leitores assíduos em busca de mais informações ou interessados em conhecê-los, o evento abre suas portas para o contato com uma manifestação artística de grande importância para o Japão e para a divulgação da cultura japonesa na Bahia.

VI Festival de Cultura Japonesa – Bon Odori 2012

Local: AABB – Piatã 

Data: 25 e 26 de Agosto (Sábado e Domingo)

Horário: 10h às 23h

Ingressos: R$7,00 antecipado e R$ 14,00 na porta


Pontos de venda de ingressos em Salvador

Kito’s – Shopping Sumaré
Top Hals – Shopping Boulevard
(71) 3358-4650
Sassá – Shopping Itaigara
(71) 3358-7886
Sukiyaki – Ondina
(71) 3247-5063
Tempurá – Stella Maris
(71) 3374-1530
Bekkô – Lauro de Freitas
(71) 3379-2548
Yaki – Pituba
(71) 3351-3371
Outros Pontos
Sakaeru – Brotas
(71) 3353-7664
Terracotta – Pituba
(71) 9928-1897
Nipo Ceasa – Rio Vermelho
(71) 3116-0498

Principais atrações em 2012


Teatro Kagura do Brasil

O grupo participará com a encenação “Yamata no Orochi” - Em uma montanha, existia Yamata-no-Orochi, uma monstruosa serpente de oitos cabeças e oito caudas, que dominava o local e exigia oferendas, além de todo ano raptar uma das filhas de um casal de idosos. Ao passar pela região, o príncipe Susanoo no Mikoto, irmão da deusa Amaterasu Oomikami, descobre o desespero do casal, que via sua oitava e última filha (Inadahime) preste a ser levada. O príncipe, então, cria uma estratégia para derrotar a serpente, em troca da mão da menina em casamento. Mais informações: http://www.kaguradobrasil.com.br/

Akemi Matsuda

Referência na moda urbana japonesa no Brasil, Akemi Matsuda, 32 anos, nasceu no Brasil, mas morou sua infância e adolescência no Japão e é adepta ao estilo Lolita desde 2005. Em suas apresentações, mistura música e moda, com performances de músicas pop.

Hissato Yoshitake – Yakuza Odori

Grupo teatral japonês da Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi-SP.

Coral Kosmos e Conjunto Ateneu Musical Osvaldo Devay

O Coral Kosmos é dirigido pela japonesa Érica Sato e tem por especialidade cantar músicas em japonês, embora não exija de seus membros nenhum conhecimento dessa língua. É acompanhado pelos músicos do Ateneu Musical Osvaldo Devay de Souza, onde realiza freqüentes apresentações. Mais informações: http://acbj-ba.com/kosmo/kosmos.html

Grupo Cultural Wadō

O Grupo Cultural Wadō surgiu como uma iniciativa pioneira no estado da Bahia. Por meio de Lika Kawano, coordenadora do grupo, ele foi fundado em setembro de 2008. Hoje, o grupo é composto por mais de 30 jovens, que compartilham a paixão pela cultura nipônica e o desejo de expandi-la para todos os públicos interessados. Frente de ação da ANISA, o Wadō realiza atividades como o Taiko, Yosakoi Soran e Matsuri Dance. Mais informações: http://wado.anisa.com.br/

Artes Marciais

Demonstrações de Sumô (Federação Paulista de Sumô), Kenjutsu, Karatê, Judô, Aikido e Iaido.

Escola de Língua Japonesa de Salvador

Participação de alunos e professores em danças tradicionais japonesas. Mais informações: http://escola.anisa.com.br/

Pipa Gigante

Oficinas

Oficinas de Origami, Shodō, Bonsai, Pipas, Kirigami, Culinária e Mangá.

Culinária

Praça de Alimentação com uma grande variedade de restaurantes oferecendo o melhor da culinária japonesa.

Artigos Orientais

Área para venda de produtos orientais.

Outros

Espaço Infantil e Terceira Idade, Mahikari, Messiânica, Seicho-no-ie, Budista, Primordial, Kyoujyu Pires, Shiatsu, Acupuntura, etc.

O que é Mangá?

As artes gráficas fazem parte da cultura oriental há muito tempo, com datações dos séculos XI e XII, embora o termo mangá só surja no começo do século XIX.
No período, com a abertura Japão ao Ocidente, especialmente aos Estados Unidos, o império recebeu uma série de influências ocidentais e, nas histórias em quadrinhos, não foi diferente.
Impulsionados pelas publicações em jornais, como no modelo americano, os mangás se transformaram em uma forte indústria. No século XX, principalmente no pós-guerra, foram uma das principaisforma de entretenimento.
Pouco a pouco, surgiram revistas mensais ou semanais inteiramente voltadas às histórias em quadrinhos, com publicações para diferentes públicos. Hoje, os mangás representam quase 40% de todo o material impresso comercializado no Japão.
O Brasil, país com a maior colônia japonesa fora do Japão, foi a primeira nação ocidental a criar uma associação dedica aos mangás, a Abrademi (Associação Brasileira de Mangá e Ilustrações), fundada em1984.

O que é Bon Odori?

O Bon Odori é uma festividade muito popular no Japão, é o momento de agradecer aos antepassados as boas graças da prosperidade, da saúde e da colheita abundante. E, saudosamente, os imigrantes e seus descendentes mantiveram a tradição no Brasil.
A comunidade nipônica de Salvador, por meio da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Salvador, lançou a ideia de instituir a celebração na cidade em 1992.
Hoje, o Bon Odori de Salvador é conhecido como Festival da Cultura Japonesa, realizado tradicionalmente no mês de agosto. O evento traz ao público um pouco do Japão, em suas manifestações culturais, na culinária, na tecnologia, na religião e nos esportes.
A cada edição o evento tem importantes patrocinadores e, sobretudo, o apoio do Governo Federal – Ministério da Cultura (com incentivo da Lei Rouanet), do Governo do Estado da Bahia (com o FAZCULTURA) e da Prefeitura do Município de Salvador.
O Bon Odori – Festival da Cultura Japonesa é um momento muito aguardado pela população baiana e, a partir deste ano, passa a ser incorporado ao calendário de festividades da cidade de Salvador.

Nenhum comentário: