quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ibope e Troiano criam "Índice de Confiança em Marcas"


A aliança estratégica entre Ibope Inteligência e Troiano Consultoria de Marca surgiu para atender uma demanda do mercado por produtos e serviços que dependem de uma atuação conjunta de expertises e experiências distintas.

O IBOPE Inteligência e a Troiano Consultoria de Marca apresentam ao mercado o Índice de Confiança em Marcas (ICM), uma importante ferramenta na avaliação do desempenho das marcas.

O levantamento de estreia da nova técnica revela quais são as marcas esportivas que detêm a confiança dos adolescentes brasileiros de 15 a 19 anos.

O novo produto pode ser aplicado às marcas de qualquer segmento de bens de consumo. A partir da metodologia desenvolvida, os entrevistados respondem a questões que envolvem os quesitos marca, produto, distribuição, atendimento, preço e comunicação. Por fim, um indicador é calculado, revelando a marca mais confiável, tanto de modo geral quanto para cada quesito individualmente. Nesse levantamento com as marcas esportivas, Nike e Adidas ficam empatadas com um índice de 58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100.

De acordo com Paula Sória, diretora de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência, as duas marcas apresentam larga vantagem em relação às demais e uma análise mais detalhada revela peculiaridades entre Nike e Adidas para o consumidor.

“Enquanto a Adidas tem sua avaliação mais uniforme em todas as idades consideradas a Nike obtém uma performance melhor na faixa de 15 a 17 anos. Também nessa linha vemos maior equilíbrio da Adidas nos 5 itens que formam o Índice, com oscilação de 17 pontos entre o resultado mais alto e o mais baixo. Com a Nike, a distância entre os quesitos chega, no limite, a 32 pontos”, diz Paula Sória.

Nenhum comentário: