Seguindo essa linha, o Spoleto pegou carona em uma paródia produzida e exibida pelo site de humor Kibe Loco, claramente uma critica direcionada para empresas de fast-food, e mais especificamente o próprio spoleto, para fechar uma parceria com os responsáveis pelo site e dar uma continuidade bem-humorada ao quadro. O objetivo é mostrar que as empresa não está fechada para críticas, admite erros e quer ouvir e se interessa em ouvir os anseios do consumidor.
O primeiro vídeo, lançado há cerca de quinze dias, trazia o humorista Fábio Porchat no papel de atendente de um restaurante com características semelhantes ao Spoleto. No roteiro, Porchat maltrata os clientes e exige que eles decidam pelo seu prato o mais rápido possível.
Veja o primeiro vídeo
Após a gigantesca repercussão, a empresa procurou o Kibe Loco, para conversar. Depois de um "chope" degustado em uma região boêmia do Rio de Janeiro, a empresa e os produtores da crítica criaram um novo roteiro em sete dias. A resposta da empresa começa retomando a história, com o gerente da loja mostrando o vídeo da "explosão" ao cozinheiro. Em outros empregos, o atendente mostra a mesma irritação no relacionamento com pessoas indecisas. De volta ao balcão do Spoleto, ele tenta amenizar sua fúria com uma nova cliente, sob o olhar do gerente, mas não consegue.
Ao final do vídeo, o Spoleto pede desculpas aos seus consumidores e solicita que eles reportem qualquer caso semelhante à rede. "Isso jamais deve acontecer. Mas às vezes foge do nosso controle. Se foi mal atendido no Spoleto, conte pra gente e nos ajude a melhorar", diz o vídeo.
Assista a resposta do Spoleto:
Veja um resumo da história do acordo contada pelo Kibe Lobo
Quando o Kibe Loco estreou, há dez anos , fazer piadas com empresas era arrumar sarna para se coçar. Brincar com marcas e/ou produtos garantiam um telefonema de um advogado ou a chegada das boas e velhas notificações extra-judiciais pelo correio. Alguns anos depois, os empresários pararam de se incomodar e, mais recentemente, passaram até a pagar à agências ou diretamente aos blogs para falar de suas marcas.
Com a proposta de fazer um humor sem hipocrisia, publicamos, no dia 13 de agosto, o vídeo“Fast Food”, uma crítica – bastante direta, aliás – ao atendimento de estabelecimentos como a cadeia de restaurantes Spoleto. O que aconteceu? Mais um telefonema. Mas, dessa vez, não era de um advogado, do departamento jurídico, do assessor de imprensa ou de quem atende à conta publicitária da empresa. Eram os donos do Spoleto.
Com informações do Exame e Kibe Loco
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