terça-feira, 29 de maio de 2012

Coletivo de arte e literatura espanhol "Meninas Cartoneras​" participa do Dia da Literatura Infantil e Juvenil do Cervantes




Em celebração ao Dia Cervantino da Literatura Infantil e Juvenil que é comemorado na última quarta-feira de maio, o Instituto Cervantes de Salvador realiza no dia 30 de maio de 2012, no Sartre-COC de Vilas do Atlântico, às 15h45, o curso "Literatura e Reciclaje", ministrado pelo coletivo espanhol "Meninas Cartoneras".

"Livros-cartoneiros" são livros feitos de forma artesanal com papel, lápis coloridos, colagens e cordões. Neste curso, os pequenos aprenderão a criar estes livros- cartoneros de forma prática, tendo noção do papel que vão usar, os tipos de dobras, encadernações, costuras e capas, e por fim, produzirão os seus próprios livros. Ainda no programa, será escolhido um livro de literatura que será debatido e analisado com as crianças.

Segundo Kika Weiss, uma das integrantes do coletivo "Meninas Cartoneras", os objetivos chaves deste projeto são: refletir e debater sobre o conceito de reciclagem e ecologia e aproximar as crianças brasileiras deste novo movimento literário. "Este projeto, além de ter um caráter literário, é também ecológico, artístico e social. Estas oficinas estimulam o interesse dos meninos pela leitura, pelo valor do trabalho feito a mão e consciência com o meio", afirma Weiss.

Este ano estão acontecendo atividades que começaram no dia 25 de maio e vão até 02 de junho na sede do Instituto Cervantes em Madri e em grande parte dos centros ao redor do mundo. Esta celebração está dentro do programa “Lobos y Dragones” que pretende difundir a literatura através dos escritores e também dos ilustradores, além de estimular o desenvolvimento de novos leitores. 

Informações: 

Instituto Cervantes de Salvador

Tel.: 55 71 3797 4667

censalb@cervantes.es  

Nenhum comentário: