segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fortalecimento dos mercados regionais marca abertura


A defesa da liberdade na criação publicitária marcou a cerimônia de abertura do “Nordeste. A bola da vez”, nesta manhã, no auditório principal do Grand Palladium Imabassaí Resort & Spa, no litoral norte da Bahia. O evento foi conduzido pelo presidente nacional da Associação de Agências de Publicidade (Abap), Luiz Lara; o presidente da Abap-Bahia, Renato Tourinho e o Governador da Bahia, Jacques Wagner.

Na cerimônia, Luiz Lara defendeu a liberdade da criação publicitária, a descentralização dos mercados e o fortalecimento dos mercados regionais. “O Nordeste virou mercado chave. Não se faz mais propaganda sem respeitar os hábitos de consumo do povo nordestino. Esse evento está ajudando a construir uma nova história do mercado”, destaca. Em sua apresentação, Renato Tourinho definiu o “Nordeste.

A bola da vez” como “um marco divisório da comunicação brasileira”. Relatou ainda que o evento vai fornecer dados de crescimento, potencial de negócios e perfil de consumo do público para atingir o caminho do crescimento. “Esse é o início de um longo caminho a ser percorrido. Sugerimos que essa pauta seja atualizada em pelo menos dois anos, num outro cenário de crescimento do Nordeste”.

Proibição nivela por baixo

De acordo com o governador da Bahia, Jacques Wagner, diversos fatores conceituam o Nordeste como a bola da vez. Em seu discurso de abertura, Wagner destacou o programa Bolsa Família, como uma das principais fontes de renda da economia baiana. Segundo ele, o projeto injeta líquido na economia do estado, mais de R$ 2 bilhões por ano.

De acordo com o governador, a execução orçamentária do estado fechou 2010 com R$ 24 bilhões. Wagner citou ainda, novos investimentos no Nordeste, como ampliação da fábrica da Nestlé, implantação da fábrica da Pepsi, dentre outras empresas.

Jacques Wagner deixou claro o seu apoio aos profissionais de publicidade, retificando a liberdade da comunicação. “Quando se proíbe a propaganda, se nivela por baixo a competição. É necessário apenas ter cuidado com a informação para o consumidor fazer suas próprias escolhas”.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Abap Nordeste, Queiroz Filho; o secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida; o presidente do Conselho Nacional da Abap, Dalton Pastore; presidente do CENP, Caio Barsotti; presidente da TV Aratu, Nei Bandeira; presidente da Central de Outdoor, Luiz Roberto Valente; o diretor geral da Abril Mídia, Rogério Gabriel Monteiro; Yuri Leite, diretor da Globo Nordeste; o diretor de Marketing Institucional da Braskem, Amauri Bekman; diretor do SBT Nordeste, Chagas Vieira e o superintendente do Banco do Nordeste/ Bahia, Nilo Meira.

Segue em anexo a imagem com Luiz Lara, Governador Jaques Wagner e Renato Tourinho.

Nenhum comentário: