Roberto Vituzzo assumiu recentemente a diretoria de Negócios Pet Food da Evialis, empresa francesa e uma das líderes mundiais em Nutrição Animal, que no Brasil produz, entre várias marcas, as rações Purina e Socil. Sua chegada tem o propósito de expandir a atuação da empresa no mercado de Pet Food nacional.
Para isso, o executivo desenvolverá na companhia um trabalho focado nas áreas de vendas, marketing, trade e formadores de opinião que são alguns dos pilares do negócio de pet food. Nesta entrevista, Roberto adianta que pretende formar um “time pet” independente, porém, irá manter as principais características da empresa, que atua em outros segmentos de alimentação e nutrição animal. O intuito é incorporar novos profissionais e desenvolver os grandes potenciais que a equipe já possui, à medida que o negócio crescer.
O executivo, que é médico veterinário de formação, conta como desenvolveu sua carreira e como escolheu atuar dentro das empresas e não diretamente com os animais. Além dessa formação, fez especialização em Marketing e Negócios, e já atuou na gerência técnica de produtos da Cargill Agrícola e gerenciou várias marcas da Nestlé no departamento de Marketing. Nos últimos quatro anos, exerceu o cargo de Gerente de Negócios da Nestlé, com responsabilidade sobre vendas, marketing, trade e treinamentos.
O que você pretendia, o que você desejava fazer como profissional, na época que escolheu essa formação? Desde criança, sempre gostei de animais e conforme fui me desenvolvendo nos estudos e na vida, também comecei a me interessar pelo ambiente empresarial. Durante a faculdade de Medicina Veterinária, comecei a direcionar minha carreira de forma a unir as duas coisas, a paixão pelos animais e trabalhar em uma grande empresa. Foi quando comecei a ter mais contato com o mercado de animais de produção e de estimação do Brasil.
Conte-nos um pouco sobre sua experiência profissional. Em que empresas atuou e o que fazia em cada uma delas? Iniciei minha carreira na Cargill Agrícola como veterinário trainee e passei pelas áreas Técnicas, de Vendas e de Marketing. Em 1999, fui para a Nestlé como responsável pelo canal veterinário e passei pelas áreas de Marketing e de Negócios, que era um trabalho mais abrangente, que incluía a área técnica, vendas, marketing e treinamentos.
Resumidamente, o que você faz como diretor de Negócios? Sou responsável por toda a área pet da Evialis como, Vendas, Trade Marketing, Marketing, Treinamentos etc. Aqui, o desafio é desenvolver estas áreas em pet food para que, a curto prazo, tenhamos um negócio efetivamente forte e competitivo no segmento pet, com uma rede de distribuição consistente, marcas fortes, comunicação e atividades promocionais que gerem demanda para os consumidores, formadores de opinião, veterinários, criadores e lojistas em geral.
Resumidamente, o que você faz como diretor de Negócios? Sou responsável por toda a área pet da Evialis como, Vendas, Trade Marketing, Marketing, Treinamentos etc. Aqui, o desafio é desenvolver estas áreas em pet food para que, a curto prazo, tenhamos um negócio efetivamente forte e competitivo no segmento pet, com uma rede de distribuição consistente, marcas fortes, comunicação e atividades promocionais que gerem demanda para os consumidores, formadores de opinião, veterinários, criadores e lojistas em geral.
O que você mais gosta nesta área de Negócios? Dos desafios, da dinâmica e da constante busca por resultados. Gosto muito também de desenvolver a parte estratégica da área comercial (vendas e marketing) e sem dúvida de implementar as ações e colher os resultados. Também tenho grande satisfação em desenvolver pessoas e de ver acontecer o que foi planejado. É como realizar sonhos!!
Quais são seus maiores objetivos e desafios nesta nova função? As responsabilidades principais são estruturar e desenvolver o mercado de Pet Food na Evialis e nos tornar mais competitivos no segmento aqui no Brasil. Os principais desafios serão sem dúvida preparar nosso pessoal para entrar e disputar o mercado pet e desenvolver planos de marketing e trade marketing que nos tragam resultados e sejam alinhados com a nossa realidade atual. Outro desafio será também nos comunicar com clientes, consumidores pet e formadores de opinião e construir rapidamente uma estrutura comercial competitiva, um suporte técnico para os formadores de opinião e marcas para este segmento e seus consumidores. Ter uma rede de distribuição forte, consistente e satisfeita com os resultados dos negócios.
Você trabalhará com foco em vendas, marketing e trade. Conte um pouco sobre suas ideias e técnicas de gestão. Acho que os pilares que sustentam qualquer negócio são as pessoas. Temos que, em primeiro lugar, ter um time forte, competente, competitivo e motivado. Temos que ter uma gestão que facilite a comunicação e a participação de todos com autonomia e responsabilidades bem claras!
Gosto muito de delegar e utilizar um modelo de gestão participativo, em que todos trabalham em equipe e apresentam projetos que podem realizar. Gosto de fazer um plano estratégico integrado entre as áreas (vendas, marketing, trade marketing, técnica, fábrica etc.) e operacionalizar com uma gestão multidisciplinar, com a participação e integração de todos.
Seu objetivo também é reforçar seu time de colaboradores. Que tipo/perfil de profissional você pretende trazer para trabalhar na empresa? Em primeiro lugar, temos que formar um “time pet”, com uma forte cultura deste segmento e com sólida formação técnica e de negócios, que deve ser independente, porém alinhado com toda a empresa e explorando as sinergias positivas que temos. Temos que formar um forte espírito de equipe, com as características específicas do segmento pet e com a propriedade de lutar por espaço neste concorrido mercado. A ideia é que conforme cresçamos como negócio incorporemos novos profissionais e desenvolvamos os grande potenciais que já temos na equipe
Qual a política da Evialis para incentivar o trabalho e a motivação destes profissionais? Acredito que é dar a liberdade com responsabilidade, este é o segredo.
Para ser bem sucedido, que características deve ter o profissional que quer trabalhar no desenvolvimento dos negócios de uma empresa? Ter muito foco no que faz, pregar o que fala, ser justo nas decisões, desenvolver pessoas constantemente, trabalhar em equipe e, sem dúvida, ter uma sólida formação e caráter.
Qual o perfil do consumidor que adquire produtos para nutrição animal? Falando do segmento pet temos alguns perfis diferenciados que variam desde quem entra numa pet shop e pede pelos produto mais barato até quem só compra produtos que são prescritos pelo médico veterinário. Dentro destas variações, temos os que se preocupam com a saúde, com o sabor e com os demais benefícios que uma boa nutrição traz para seu cão ou gato. Tudo depende muito da relação cão ou gato e seu proprietário. Temos que lembrar que hoje os cães e gatos passaram a fazer parte da família num fenômeno conhecido como 'humanização’ dos pets e isto requer uma grande responsabilidade por parte da empresa que faz alimentos para cães e gatos. Hoje, as pessoas guardam os alimentos para seus animais de estimação na despensa junto com os alimentos da família.
Que estratégias e argumentos são utilizados para conquistar esses consumidores? Considero muito importante trabalhar com suporte técnico aos formadores de opinião veterinários e criadores, ter uma comunicação clara dos benefícios da marca para os consumidores-alvo e adequada com o perfil da relação que mantém com seu pet. Também devemos ter em mente que o alimento deve agradar ao cão ou gato e também aos donos, que são os que efetivamente fazem a compra nas pet shops e clínicas veterinárias.
Este mercado mudou muito nos últimos anos? Sim, ele está evoluindo e amadurecendo muito. Os consumidores e formadores de opinião estão cada vez mais informados e exigentes e isto favorece empresas como a Evialis, que tem um compromisso muito sério com o bem estar dos cães e gatos.
Inovação e desenvolvimento estão no foco da empresa? Qual a política de vocês? Sem dúvida. O mercado é altamente competitivo e está em frequente mudança e a empresa também busca esta velocidade ao incentivar mudanças constantes, inovações e renovações, não só em produtos e serviços, mas também em processos e estratégias de negócios e comunicação. Além disso, temos um centro de pesquisas na França e um canil experimental que fica em Poços de Caldas (MG) para estarmos em constante aprimoramento dos alimentos que desenvolvemos e produzimos.
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