segunda-feira, 15 de junho de 2009

SÃO JOÃO, A FESTA DA VEZ!


Por: Marília Ramos

Uma das datas festivas mais importantes para os baianos, o São João vem ganhando cada vez mais destaque e status como produto de entretenimento e lazer. As tradicionais comemorações do interior, que antes movimentavam apenas as populações locais, ganharam forma, estrutura e hoje atraem milhares de pessoas, estimulam o turismo interno e ainda incrementam o caixa de muitas cidades do interior da Bahia, a exemplo de Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Amargosa que juntas alcançam um faturamento superior a R$ 80 milhões com a festa junina.

A qualificação e a experiência adquirida durante o carnaval de Salvador permitiu que os profissionais das áreas de marketing e entretenimento transferissem toda sua expertise para alavancar as festas de São João no interior. Hoje são realizados mais de 2.500 eventos juninos cujos ingressos variam entre R$ 100 e R$ 780. Essas festas estrutura de pista e camarote, serviço open bar, customização de camisetas, salão de beleza e até mesmo boate e lounge de massagem – a única diferença para o carnaval é a música: em vez de axé, há a predominância do forró, embora algumas bandas de axé também participem da festa com bastante sucesso. De acordo com os organizadores, o público alcançado nesses eventos é superior a 10 mil pessoas por noite.

Toda essa audiência tem chamado a atenção de grandes empresas que, aproveitam também os festejos juninos para promover suas ações de marketing, relacionamento com o cliente, incrementando a exposição de suas marcas durante o São João. Concessionárias de veículos, indústria de bebidas e operadoras de telefonia celular são as que mais se destacam na veiculação de suas marcas em peças publicitárias, camisetas e na distribuição de brindes.

Arraiá na capitá e no interior

Quem também vê com bons olhos o crescimento do São João no interior é a Bahiatursa, órgão oficial fomentador de turismo da Bahia. Em 2008, lançou a campanha São João da Bahia junto com a Secretaria de Turismo e o Governo do Estado para incentivar o turismo durante a baixa estação. “Nosso objetivo é fazer o São João baiano tão atrativo quanto o carnaval“, afirma Emília Silva, presidente da Bahiatursa.

No ano passado, a operadora de viagens CVC registrou a venda de mais de 19 mil pacotes turísticos para a Bahia, representando um aumento de 69% com relação a 2007. "Revelamos para o Brasil e para parte do mundo um segmento que não era muito valorizado culturalmente, que são os nossos forrozeiros”, afirma o secretário de Turismo Domingos Leonelli. Segundo a Secretaria de Turismo (Setur), a expectativa é que, em 2009, a Bahia receba o triplo do que foi alcançado pela CVC em 2008, algo em torno de 60 mil visitantes.

Ainda que os olhares estejam voltados para o interior, o evento que dá início oficial aos festejos de São João no estado aconteceu em Salvador neste fim de semana e reuniu os grandes nomes do forró brasileiro, no Wet´n Wild. Promovido desde 1994 pelo Grupo A TARDE, o Arraiá da Capitá oferece a oportunidade para os mais de 50 mil visitantes experimentarem um pouco do que há de melhor nas festas juninas na Bahia. Durante o evento, as prefeituras dos municípios baianos tiveram a oportunidade de mostrar na capital um pouco de sua cultura, música, artesanato, comidas e bebidas típicas na Vila dos Municípios. “Durante o Arraiá da Capitá, Salvador se torna uma grande vitrine onde os municípios podem divulgar suas programações e convidar o público da capital a prolongar o São João em outras localidades”, afirma Sylvio Simões, diretor-executivo do Grupo A TARDE.

Mais próximo à data, as pessoas já começam a preparar as malas para curtir o São João no interior, e o reflexo disso pode ser comprovado no comércio. De acordo com a assessoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o mês de junho é o quarto período de maior movimentação de vendas, perdendo apenas para o Dia das Mães, para a Liquida Salvador e para o Natal. Entre as peças mais procuradas pelos consumidores tanto da capital como do interior estão itens de vestuário, como calças, saias e casacos jeans, camisas quadriculadas, saias, botas e chapéus.

Números do São João

Ainda que o São João seja comemorado nos dias 23 e 24 de junho, desde o início do mês as 417 cidades baianas já estão em festa. No período são realizados mais de 2.500 shows com 10 mil horas de forró por dia, 1.700 viagens de ônibus e deslocamento de 300 mil carros. No ano passado, foram gerados mais de 5 mil empregos e o Governo da Bahia investiu R$ 10 milhões em infra-estrutura, segurança e melhorias no acesso rodoviário.

Fonte: Setur

Nenhum comentário: