
No próximo sábado, 28, a partir das 10h30, será realizada a reinauguração da Praça Geraldo Walter, no bairro do Rio Vermelho. O evento deve reunir amigos e familiares do publicitário que era considerado um dos maiores profissionais da história do marketing político no Brasil. A festa contará com uma apresentação do santamarense Roberto Mendes (primo de Geraldão) e de Márcia Régia, também integrante da família. Convidados ilustres como o ex-governador da Bahia, Waldir Pires, e o publicitário Nizan Guanaes, também irão prestar a sua homenagem ao publicitário, que morreu há 11 anos.
A praça fica na Rua Almirante Barroso, onde por muitos anos funcionou a agência D&E, na qual Geraldão, como era mais conhecido, trabalhava. Após a morte do publicitário, no auge da carreira, amigos resolveram homenageá-lo dando seu nome ao espaço, o que foi cumprido através de uma lei municipal, aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, em 1999. Mas, durante anos, a praça ficou abandonada e sofreu com o acúmulo de lixo e o descaso dos moradores da região e dos órgãos da Prefeitura. Depois de constatar a situação degradante do local, a irmã do publicitário, Maria Augusta, decidiu procurar os amigos de Geraldão para por em prática um projeto de reurbanização da praça, orçado em R$ 100 mil. Com a ajuda do jornalista Raul Bastos, os amigos foram conclamados a colaborar com uma cota de R$ 3 mil cada. O projeto da nova praça foi criado pelas arquitetas Nanci Uchoa e Marília Cavalcante. A obra tem um novo traçado com um banco que a envolve por inteiro, além de canteiros e um coreto rodeado de flores. Haverá ainda uma escultura em homenagem à criatividade e ousadia de Geraldo Walter.
Sobre Geraldão
Publicitário criativo e dinâmico, Geraldão foi um dos pioneiros do Marketing Político na Bahia, tendo sido coordenador da campanha de Waldir Pires ao governo do estado e também um dos responsáveis pela eleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao Palácio do Planalto. Com seu estilo inconfundível, Geraldão marcou definitivamente a organização do marketing político no país, quando em 1986, criou e instalou o primeiro comitê exclusivo de marketing político eleitoral, ocupando um edifício inteiro de quatro andares na Chapada do Rio Vermelho, em Salvador, para a campanha de Waldir Pires. Nesta campanha, o adversário, candidato de ACM, Josaphat Marinho, que teve como marqueteiro Duda Mendonça, foi derrotado com uma diferença de um milhão e meio de votos. Após essa campanha, Geraldo Walter, coordenando grande equipe contratada pela Propeg, ajudou a eleger José Eduardo Santos, presidente de Angola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário