terça-feira, 31 de março de 2009

Páscoa da Garoto vale por três


Perto da data mais importante do ano para a empresa, a Garoto, uma das três maiores fabricantes de chocolates do País, lança sua campanha de Páscoa. Enquanto um coelho é suficiente para representar a Páscoa de muitas marcas, a empresa resolveu colocar três deles para divulgar todos os lançamentos e a sua linha de ovos.

A idéia da Garoto é utilizar seus produtos de forma que eles se identifiquem com a intenção de cada consumidor que compra um ovo nessa época. Segundo João Jote, diretor de atendimento da W/, agência que assina a campanha, o coelho é um personagem-chave para a data, e fazer com que a estratégia da ação gire em torno do bichinho é fundamental. "Nosso plano é fazer com que o consumidor crie uma empatia com a marca. O público-alvo são todas as pessoas, por isso três coelhos, com intenções diferentes", explica.

Na ação cada coelho tem personalidade própria e representa uma marca. O Baton vem andando de skate; o Talento aparece impecável, é sofisticado e veste terno e gravata borboleta; e o Serenata, bastante tímido e romântico, carrega um buquê de flores.

O ilustrador responsável pelo projeto é Gustavo Duarte, que destaca a dificuldade de encontrar o jeito certo de criar os personagens. "Cada um explora as características do produto escolhido. A maior dificuldade foi dar alguma personalidade ao coelho para diferenciá-lo dos das outras marcas", conta.

Com abrangência nacional, a campanha terá ações de merchandising nos programas Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck, Pânico na TV e Big Brother Brasil 9. Mas a principal estratégia da Garoto é investir pesado nos pontos-de-venda, onde os cerca de 20 milhões de ovos produzidos para o período são oferecidos. As vendas nessa época representam cerca de 20% do faturamento da empresa.

As ações de divulgação tiveram início em março e terminam na Páscoa. "Os últimos dez dias são os principais: a maioria compra o produto faltando pouco tempo para a Páscoa", lembra. Uma das iniciativas da Garoto para a Páscoa 2009 está presente no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, onde um coelho com quase sete metros de altura chama a atenção dos freqüentadores.

Nenhum comentário: