terça-feira, 31 de março de 2009

Borimbora Entrevista Rita de Cássia Martins, Diretora Comercial da Revista Bolodório



Rita de Cássia Martins, publicitária, bem humorada, falante, observadora e apaixonada pelo trabalho. No momento está coordenando a direção comercial da Revista Bolodório, que veio substituir o antigo Jornal Mercatto.
Por ser uma pessoa bem relacionada, convive com pessoas inteligentes e talentosas. Já foi convidada para trabalhar no comercial da Rádio Globo FM, na TV Aratu, Rádio A Tarde FM , Rádio Jovem Pam, TV Aratu novamente e depois Rádio Antena1. Formada em Propaganda e Marketing com cursos de extensão pela Escola Mercatto. Fez alguns cursos de administração fora de Salvador como no Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Borimbora: Como você iniciou sua carreira?
Iniciei na extinta Rádio Jornal do Brasil sucursal Bahia como contato publicitário.

Borimbora: Na sua opinião o que é necessário possuir para desenvolver um bom trabalho na área comercial?
Trabalhar muito, estar no lugar certo na hora certa, muito Networking, fazer visitas e estar atento ao novo.

Borimbora: Quais são os melhores profissionais da área comercial na Bahia?
Acho que Nizan tinha razão quando disse que saiu da Bahia por ser mais um baiano na publicidade, são tantas estrelas que fica difícil citar nomes na área comercial, temos atendimentos bons, atualizados que trabalham com planejamento.

Borimbora: Em termos comerciais quais são as marcas que vendem bem sua imagem?
Iguatemi, Insinuante, Shopping Salvador, UNIFACS, UCSAL, Fábrica de Óculos, Clínica Delphin, Diagnosom, Prazeres da Carne, Boi Preto, ACBEU,Motel Kama Sutra, Veículo de Comunicação como, Correio da Bahia, Jornal A Tarde, etc.

Borimbora: O que você diria àquelas marcas e agências que não têm uma comunicação para web ainda?
Diria para eles que não estão acompanhando as novas tendências e a web hoje é uma ferramenta importantíssima na comunicação. Indicaria também para eles uma assessoria de comunicação.

Borimbora: Quais os desafios que o profissional deve enfrentar na área comercial?
As oscilações do mercado, ter bastante informação sobre tudo o que está acontecendo, saber das tendências sempre, ser persistente e determinado...

Borimbora: Que conselhos você dá para quem está iniciando a carreira?
Ter bastante conhecimento do mercado, gostar do que se propõem, traçar estratégias do marketing com bom planejamento e análise do mercado.

Borimbora: Como os anunciantes estão se adequando às novas mídias?
Muito bem por que comunicação é um mix com várias ações e vários veículos para atender as necessidades.

Borimbora: Porque você escolheu a área comercial?
Por que sou geminiana, adoro conversar, ouvir muito e realizar grandes negociações.

Borimbora: Como você vê o mercado baiano hoje?
Bem pequeno em relação ao sul, representamos mais ou menos 6% do bolo publicitário nacional, só isso equivale o mercado de Rádio de São Paulo que é um absurdo. Tenho notado mudanças com relação ao crescimento do nosso mercado, temos bons profissionais e boas empresas, como: empresas de Sign equipadas , nossas placas de outdoor tem melhor posição geográfica do país, Agências premiadas nacionalmente e grandes profissionais na área de vídeo fazendo cinema. Uma constelação de talentos... não gosto quando uma empresa vem se instalar aqui e já vem com toda comunicação pronta. Mais já estamos mudando esse quadro com a regionalização, proposta feita pela bancada baiana na convenção 2008 no fórum brasileiro de publicidade.

- Em determinada ocasião estive em um lançamento de um produto aqui em Salvador e a assessoria de imprensa era nacional. Foi um fiasco, as pessoas interessadas não estavam lá pois a assessoria não conhecia ninguém...

Borimbora: Com essa democratização cada vez maior da informação e da tecnologia como está o nosso mercado comercial em relação a esse mundo digital???
Acho que na Bahia estamos caminhando ainda a passos lentos na WEB em alguns setores, na ultima edição do Jornal Mercatto em 2005 já tinha matérias sobre essa extraordinária ferramenta, Internet. O quadro está começando a melhorar como por exemplo o Grupo A Tarde Online que já é líder no segmento. Já temos jornais de circulação de massa que saem só pela internet fora os anúncios, banner, site, blogs, fogs, sites de relacionamento, etc.

Borimbora: O mercado baiano está absorvendo esse mundo digital com facilidade?
Sim. Cada dia mais os profissionais estão se especializando nessa área.

Borimbora: No nosso mercado comercial o que é necessário ou indispensável para conseguir o sucesso?
Networking e informação.

Borimbora: Como começou a Revista Bolodório? E por que escolheu esse nome?
Bom, a Revista Bolodório veio substituir o Jornal Mercatto, pois havia uma lacuna. A Vera Rocha, presidente do SINAPRO Bahia convidou Carlos Chetto para cobrir o Fórum de Propaganda que aconteceu em Guarajuba no Vila Galé. Ai Surgiu a Bolodório nome doado por Fernando Passos para a revista. Carlos Chetto publicou duas edições e depois me convidou para assumir a revista para o mercado já que eu possuía todo um conhecimento com o Jornal Mercatto que foi um sucesso. Iniciei fazendo uma mudança total na revista, colocando novas colunas, mudando o formato gráfico, e dinamizando com artigos pertinentes ao mercado. Quero deixar bem claro aqui que a revista Bolodório é um veículo direcionado para o mercado de comunicação e para ela sobreviver é preciso que todos apostem e incentivem a circulação através dos anunciantes.
Bolodório é uma expressão do dicionário Baianês que significa conversa animada, conversa fiada, bate papo.

Borimbora: Como vem se destacando a Revista Bolodório na área de comunicação da Bahia?
Bem, todos elogiam pela transparência e seriedade do veículo.

Borimbora: Hoje, quais são as metas em perspectivas da Revista Bolodório?
Eu gostaria que a revista tomasse vida própria, ou seja, cobrir todos os custos e ter uma circulação cada vez maior, quiçá até representar o Nordeste.

Borimbora: O que o mercado de comunicação deve levar em conta para produzir um anúncio adequado para a Revista Bolodório?
O leitor da revista Bolodório é o formador de opinião, consumidor implacável.

Borimbora: Em relação ao formato, poucas empresas optam pelo formato diferenciado e acabam utilizando os modelos tradicionais. Os formatos diferenciados podem agregar valor ao produto? O custo-benefício é válido? Quanto mais publicações criativas maior destaque para o anunciante e tendo assim seu custo benefício. Mas é interessante fazer um anúncio mais objetivo e limpo.

Borimbora: Quais as vantagens em se anunciar na Revista Bolodório?
A Bolodório é segmentada para o mercado de comunicação, feita por profissionais do mercado tendo apoio das entidades ABAP/BA, Sinapro /BA, ABMP, Sepex/BA, ABRACOM-BA, e Central de Outdoor.A revista tem uma boa visibilidade e atualmente é a única que fala do nosso mercado, dos nossos profissionais, dos cases de propaganda, artigo com os nossos profissionais de marketing, valorizando os talentos que são muitos.

Borimbora: Você tem mais facilidade na venda de anúncios, devido ao público leitor?
Não. Preciso muito de anunciantes que hoje já não é necessário ser só do mercado de propaganda, pois os profissionais de comunicação são consumidores.

Borimbora: Quais suas perspectivas para o mercado em 2009? Será melhor, pior...
Estou muito confiante eu sei que não vai ser igual a 2008 que foi um ano bom para o mercado publicitário, mas estou otimista e trabalhando muitoooo...

Borimbora: O que você acha do blog Borimbora?
Acho importante, pois quanto mais informação para o nosso mercado melhor. E o Borimbora já é um blog de sucesso por que lá você encontra todas as informações sobre campanhas, mídia, internet, gente, cultura e lazer...

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