quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mostra Cinematográfica Zonazine apresenta jovens talentos do Festival de Malaga em Salvador




Para finalizar o ano o Instituto Cervantes de Salvador em colaboração com o Festival de Málaga de Cinema Espanhol, apresenta, de 10 a 14 de dezembro, a mostra cinematográfica Zonazine, sessão especial que premia jovens realizadores e seus filmes mais arriscados e experimentais, neste que é um dos principais prêmios do cinema na Europa. Os filmes serão projetados as 19h, no Auditório do Cervantes (Ladeira da Barra). A entrada é franca e os filmes serão legendados.
Para esta primeira edição, foram selecionados Azul Escuro Quase Preto, Tres dias con La Família, Sob as estrelas, Nômades e Ladrões. As produções são dos respectivos diretores, Daniel Sánchez Arévolo, Mar Coll, Félix Bizcarte, Gonzálo López Gallego e Jaime Marqués, todos premiados no Festival de Málaga.

Finalizamos nosso ano de atividades culturais com mais esta mostra de cinema, que tem qualidade a altura do Festival de Málaga. Valorizar jovens cineastas e seus filmes excêntricos, experimentais e muito corajosos, é uma grande qualidade de quem pensa a frente e organiza o festival”, declara o diretor do Cervantes Salvador, Anastásio Sánchez.

PROGRAMAÇÃO e SINOPSES

Azul Azul Escuro Quase Negro ( Daniel Sánchez Arévalo, 2006)
Dia 10 (segunda-feira)
Duração: 105 minutos
Classificação etária: 13 anos
Jorge herdou o trabalho do seu pai depois que ele sofreu um derrame. No entanto, luta contra um destino que parece inevitável. Nos últimos anos, se esforçou para fazer seu trabalho, cuidar do seu pai e terminar a faculdade. Através do seu irmão Antonio, conhece Paula, com quem desenvolve um relacionamento incomum e que o levará a deixar de sentir-se responsável por tudo e enfrentar seus desejos, fugindo de tudo o que os outros esperam dele. Então, tudo poderia ser diferente,ou não.

Tres dies amb la família/Tres días con la familia (Mar Coll, 2009)
Dia 11 (terça-feira)
Duração: 86 minutos
Classificação etária: 12 anos

Léa precisa viajar subitamente para Girona, onde seu avô paterno acaba de falecer, e deverá reencontrar a família que não vê desde que mudou para o exterior. A morte do patriarca dos Vich i Carbó é a desculpa perfeita para forçar a convivência entre seus descendentes. Os três dias em que duram o velório, a missa e o sepultamento, resultam num bom momento para observar este jogo de aparências de uma burguesia conservadora, na qual todos os problemas são evidentes, mas nunca explícitos.

Sob as Estrelas ( Félix Viscarret, 2007)
Dia 12 (quarta-feira)
Duração: 107 minutos
Classificação etária: 13 anos

Benito Lacunza - um trompetista medíocre, crápula e folgado - volta para a sua terra natal em Navarra para o enterro do seu pai e descobre que seu irmão Lalo, conhecido como “O ferro”, por se dedicar a fazer esculturas com sucata, está prestes a se casar. Sua noiva é Nines, uma mulher prematuramente castigada pela vida e mãe solteira, a quem Breno conhece desde suas farras de adolescente. Breno se propõe a livrar seu irmão de Nines, mas não conta com Ainara, a filha dela, uma menina rebelde e introvertida com quem Benito acabará travando uma insólita amizade.

Nômades (Gonzalo López Gallego, 2001)
Dia 13 (quinta-feira)
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 18 anos

André vive sozinho numa pequena oficina velha e descuidada. Toda noite, folheia seu antigo álbum de fotos. Sara está sozinha. Toda noite volta do trabalho de táxi. Sua vida é monótona e aborrecida. Vive num apartamento nos arredores da cidade onde, há muito tempo, poderia ter formado uma família. Barbra e Calvo são irmãos. Barbra é a mais velha. Dirige um carro roubado e nunca fala com ninguém. Dependem um do outro para continuar vivendo. Uma foto de duas crianças numa festa de aniversário. Um programa de rádio para pessoas com problemas. Um carro avariado. Uma mulher sozinha numa estrada. Os potentes faróis de um guincho. Finalmente algo diferente vai acontecer esta noite...

Ladrões (Jaime Marqués, 2007)
Dia 14 (sexta-feira)
Duração: 105 minutos
Classificação etária: 13 anos

História de um ladrãozinho e de uma estudante de família acomodada que surge na sua vida envolta num mistério. Alex é um jovem que tudo que sabe fazer na vida é roubar, atividade que sua mãe lhe ensinou antes de ser detida na plataforma do metrô, quando ele tinha apenas sete anos. Depois de deixar o centro para menores, Alex tenta buscar seu lugar na sociedade, mas seus esforços são em vão, já que em pouco tempo volta para a rua para fazer o que melhor sabe: roubar. A vida de Alex dá uma volta quando ele conhece Sara, uma garota cuja única preocupação são as suas provas do colégio e as suas roupas.

Nenhum comentário: