segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A grande imprensa e as campanhas políticas


Em época de eleições - sejam municipais, diretas, indiretas, etc. - a imprensa fica em polvorosa. Os pleitos sempre atiçam a criatividade do jornalismo mundial.

Separamos sete capas históricas de momentos diferentes da política mundial. Há capas que retratam a conquista de Lula em 2003, bem como sua saída em 2011.
Há publicações internacionais mostrando políticos brasileiros e, é claro, há também a sempre discutida linha editorial de cada veículo e como eles mostram a mesma notícia de maneiras diferentes.

1 - Quando Lula deixou o governo, a Carta Capital dedicou esta capa ao petista:
2 - A Veja refletiu sobre a mesma notícia da seguinte maneira:
3 - A liberdade gráfica da The Atlantic chama a atenção para esta capa sobre as eleições norte-americanas:
4 - Já a The New Yorker retratou a derrota de Obama no debate travado com Mitt Romney de maneira criativa. Depois do diretor de cinema Clint Eastwood fingir uma conversa com uma cadeira como se ela fosse Obama, durante evento do partido republicano, a revista aproveitou o gancho e fez o seguinte:
5 - À época do governo Bush, a The Nation fez uma montagem e comparou o político ao mascote da revista MAD:
6 - A criatividade brasileira também chama a atenção. Observem a Veja reproduzindo um aparente contraponto de afirmações da então candidata à presidência Dilma Rousseff:
7 - A Isto É deu uma espécie de "troco" utilizando o mesmo recurso para mostrar declarações do também candidato na época, o tucano José Serra:

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