Bumba-meu-boi, quadrilhas, cacuriá, tambores de crioula e shows com artistas maranhenses num espetáculo que retrata a cultura do Maranhão por meio de cores e ritmos. Este é um dos mais notórios arraiais do Brasil, conhecido como São João do Maranhão, que foi retratado pela Guadalupe Filmes na campanha de comemoração do aniversário dos 400 anos de São Luís. A ação foi idealizada por Zoca Moraes e Luiz Henrique Coutinho, do núcleo de criação da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Maranhão (SECOM), e é intitulada “O São João mais esperados dos últimos 400 anos”.
Marcelo Nepomuceno (Nepo), sócio e diretor de cena da Guadalupe Filmes, conta que o grande desafio foi reproduzir fielmente o festejo. “É legal ver que a gente conseguiu vencer este desafio. A festa foi toda produzida apenas para a filmagem e nós contamos com a colaboração dos artistas locais”, considera. O grande diferencial deste filme de São João em relação aos outros é que, além de não se assemelhar com uma comunicação tradicional de governo, esta versão conta não com três, mas quatro “donos”.“É São João. Mas também é São Pedro. E Santo Antonio. E, excepcionalmente, esse ano São Luis, que faz 400 anos”, explica Zoca, diretor de criação do núcleo. “Essa abordagem é o que garante a atenção imediata do expectador que percebe no ato a originalidade da mensagem, já nos primeiros segundos do comercial”, acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário