Numa era em que pipocam versões de redes sociais especializadas nisso ou naquilo, um argentino foi orginal. Criou o SojaBook, que, como o próprio nome denuncia, pega carona na maior rede social do mundo para estabelecer conxões entre interessados no mercado agrícola.
A versão rural do Facebook foi idealizada pelo administrador de empresas Mariano Torrubiano, 35. "Oi, eu tenho vontade de começar a criar frangos. Alguém poderia me dar alguns conselhos?", pergunta um agricultor de 50 anos cadastrado no sistema. Este é o público que faz o negócio andar.
Segundo aponta a Folha.com, mais de 10 mil pessoas acessam o SojaBook, dos quais 15% são brasileiros. A rede social existe há quatro meses, com versão em espanhol, e ganha divulgação no esquema "boca a boca". Uruguaios, chilenos, colmbianos e até chineses e indianos compõem o time.
"As pessoas se sentem muito à vontade porque são todos produtores, pessoas do campo que dividem ali [no site] as mesmas inquietudes, problemas e trocam soluções", disse Torrubiano à Folha.
O argentino conta que a teve a ideia enquanto estava em uma feira agrícola em seu país. Ao ver um operador acessando o Facebook por meio de um notebook, pensou na necessidade de criar algo exclusivo sobre o tema. O admnistrador de empresas pensa em firmar seu negócio como a primeira rede social de agricultores da América do Sul.
Tende a ganhar dinheiro. Só no Brasil, a feira Agrishow, realizada em Ribeirão Preto, pretende movimentar R$ 2 bilhões este ano.
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