Recentemente o mercado recebeu a notícia de que a Tom Comunicação uniu suas operações com agência digital Sapien. Conversamos com presidente e diretora de inspiração da Tom, Adriana Machado, sobre esta nova fase da empresa e os desafios do mundo digital. Confira esta entrevista.
Mídia Provider: A Tom Comunicação uniu suas operações com Sapien, como tem sido esta experiência?
Adriana Machado: “Nós estamos muito animados. A gente brinca que é namoro antigo, pois a Tom tem dez anos de existência e a Sapien tem doze anos, então nos conhecemos desde sempre. Nós falamos que estamos criando um terceiro bicho, pois estamos juntando as operações. A ideia não é fazer um departamento de web, mas incorporar o pensamento desde a compreensão até a execução. É um exercício delicioso, porque é as empresas precisam se reinventar. Conviver com pessoas que tem essa outra realidade, faz muito bem para gente, pois nos obriga a questionar, a repensar os diversos aspectos e interesses”.
Mídia Provider: Mesmo com o faturamento do mercado publicitário ter registrado queda no ano passado, o investimento no mercado digital tem crescido. Essa renovação que a Tom passa também faz parte de uma tendência de mercado?
Adriana Machado: “Essa é uma tendência irreversível, ainda que não se manifeste comercialmente agora, ela significa que tem mudado os hábitos e dinâmicas de funcionamento das pessoas. O digital vai incorporar todos os processos. É como se pensasse a alguns anos que era possível ter uma agência separa para atender apenas TV, o que não faz sentido. Se você tem a marca de um lado e cliente do outro, quanto mais pulverizado for seu sistema, mais chance de ruído. Só não é fácil porque a sintaxe, a lógica, o jeito de pensar é um pouco diferente.
A publicidade tende a falar mais do que ouvir, tende a pensar em um feedback mais complicado, com a necessidade de elaboração de pesquisas para entender o que as pessoas estão falando. Acho que a questão principal é que, no universo da publicidade, é possível controlar quase tudo e no digital você não controla nada. Então é preciso substituir a noção do controle por outra coisa. O Vinícius, meu sócio, gosta de dizer que é preciso substituir o controle pelo cuidado, pois já não é mais possível controlar”.
Mídia Provider: E esse cuidado é muito difícil?
Adriana Machado: “Esse cuidado é muito difícil porque o cliente também esta acostumado a ter controle. Está acostumando que alguém lhe mande uma nota de esclarecimento. Você não consegue prever aonde as pessoas vão se manifestar, como elas vão interagir coma sua marca. O controle acabou. Eu não sei se ele existiu de fato ou se era apenas uma ilusão, o fato é que não existe controle e nem ilusão do controle, e agora vem outra coisa, que é o grande desafio para todos”.
Mídia Provider: Neste momento temos um feedback maior?
Adriana Machado: “Claro. Antes para que a publicidade entender o que as pessoas achavam, era preciso montar uma pesquisa de campo. Agora você sabe na hora, a resposta é imediata. E as pessoas falam abertamente, com clareza, e esse é um mundo novo e que ninguém sabe exatamente como ele é”.
Foto: ABAP-MG
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