A teledramarturgia brasileira inaugurou ontem, dia 24 de janeiro mais um projeto de narrativa épica e bíblica. Depois de recriar A história de Esther (2010) e Sansão e Dalila (2011) para a televisão, a TV Clube/Record estreia hoje a minissérie Rei Davi, com texto de Vivan de Oliveira e direção-geral de Edson Spinello. São previstos 29 episódios e um investimento na casa dos R$ 25 milhões. A produção será exibida às terças e quintas-feiras, após a novela Vidas em jogo.
A trajetória de Davi, da infância como pastor de ovelhas (ofício dado pelo pai, que o julgava incapaz de seu um bom guerreiro), ao posto de líder do povo de Israel, é narrada de forma instigante, com direito a suspense, romance, aventura, intrigas e conspirações. Por determinadas escolhas feitas no caminho – e mesmo sendo o escolhido de Deus para guiar seu rebanho -, Davi tem a vida marcada pela tragédia, é vítima de inúmeras traições, erra, reconhece seus erros, paga por eles e vive intensamente. Acima de tudo, Davi ama a Deus e esta é mensagem que deve ficar para o público ao final da minissérie.
A história começa por volta de 1035 a.C., em Belém, onde reina Saul (Gracindo Jr.), guiado pelos conselhos do profeta Samuel (Isaac Bardavid). Já no capítulo de hoje, o rei dos hebreus recebe a mensagem de que o povo Amalequita deve ser aniquilado e todos os despojos de guerra queimados: homens, mulheres, crianças, até o gado. No campo de batalha, Saul sai vitorioso, mas sua ambição o levará a um erro imperdoável.
O tempo passa, as doze tribos de Israel continuam desunidas e não demora muito para Saul se perder do caminho de Deus. Sua diversão passa a ser a serva Rispa (Raquel Nunes), que ele abriga como uma de suas concubinas, a primeira a receber presentes, carícias e atenção.
Não muito longe dali, um jovem pastor de ovelhas escapa do ataque de um urso e se abriga em uma caverna para fugir da tempestade (em cenas gravadas no ano passado, no Canadá). Rejeitado pelo pai por ser o mais novo entre seus irmãos e por não ter porte de guerreiro, Davi (Leandro Leo) é recompensado pela atenção da mãe, que o inicia nas artes. Ao receber uma visita do profeta Samuel, a história da humilde família será radicalmente transformada.
Quem é quem
Davi / Leandro Leo e Leonardo Bricio
Filho de Jessé e Edna, caçula de sete irmãos, pastor de ovelhas, Davi é escolhido por Deus para ser o rei de Israel, atraindo a fúria e a inveja do rei Saul. Toca harpa e canta, além de compor salmos. Torna-se um guerreiro forte e destemido. Vai se transformar em rei sábio, justo, poderoso, adorado pelo povo. Uma paixão proibida marcará sua vida de forma trágica.
Saul / Gracindo Jr.
É casado com Ainoã e é pai de Jonatas, Esbaal, Mical e Merabe. Saul começa a história com 30 anos de reinado, próximo dos 50 anos. Conduz os israelitas com brilhantismo. Corajoso, lidera seus soldados com mão firme, mas com o passar do tempo, torna-se arrogante e autossuficiente. Depois que Deus o rejeita como rei, passa a ser atormentado por um espírito maligno.
Bate-Seba / Renata Dominguez
Grande amor de Davi, vive com ele uma paixão proibida e arrebatadora. Encantadora e misteriosa, Bate-Seba é casada com Urias, soldado de Davi, quando começa a ser cortejada pelo rei. Acaba cedendo e comete adultério, que terá consequências graves. Vai sofrer com a morte do primeiro filho, mas é abençoada com o nascimento de Salomão.
Mical / Eline Porto e Maria Ribeiro
Filha de Saul e primeira esposa de Davi, Mical é obcecada por Davi. Falsa e dissimulada, tem inveja da irmã Merabe e sente prazer em causar intrigas. Ajuda Davi a fugir da ira do pai e aguarda o dia em que ele virá buscá-la. Vai ser o tormento de Bate-Seba. Adora deuses pagãos, o que provoca a fúria do marido. Não se conforma por não poder gerar filhos.
Joabe / Bernardo Segreto e João Vitti
Sobrinho de Davi e viúvo, Joabe é pai de Raquel. É um homem de muito caráter, mas também extremamente impulsivo, faz loucuras sem pensar, principalmente por Davi. Torna-se o braço direito do rei e comandante de seu exército. É muito respeitado por seus soldados. Guerreiro destemido, é ainda um grande estrategista.
Eliabe / Rodrigo Phavanello
Irmão mais velho de Davi, Eliabe é o primogênito de Jessé e o seu filho mais amado. Alto, bonito, faz parte do exército do rei Saul. Apesar da fama, é na verdade, é um guerreiro medíocre que adora contar vantagens. Acha que vai ser o rei ungido por Samuel, mas quando vê que o caçula Davi é o escolhido, morre de inveja do irmão.
Abner / Iran Malfitano
General do exército do rei Saul, Abner não gosta de Davi. Trama contra ele. Acaba se envolvendo com Rispa, concubina de Saul. É amigo de Jonatas, mas não concorda que Davi seja o sucessor do trono de Israel.
Urias / Alexandre Barillari
Marido de Bate-Seba, Urias é um dos trinta guerreiros mais valentes do Rei Davi. Não dá muita atenção para a mulher. Davi o manda para a batalha contra os amonitas para ficar com Bate-Seba.
Samuel / Isaac Bardavid
Profeta designado por Deus para ungir o rei de Israel. Samuel é sábio, conselheiro, homem de muita fé, compreende bem a alma humana. É observador, justo, mas tem temperamento forte. Fica irado quando as ordens de Deus não são cumpridas. Depois que Saul é rejeitado por Deus, unge Davi como futuro rei de Israel.
Jessé / Clemente Viscaino
Pai de Davi e de mais sete filhos, Jessé é um homem pobre e rude. Mora em Belém, no campo, com sua família. Tem preferência pelos filhos mais velhos, que são soldados de Saul. Não dá atenção a Davi, a quem julga um garoto sem potencial. Por isso dá a ele a função de cuidar de suas ovelhas, uma tarefa indigna na época.
Edna / Angela Leal
Mulher de Jessé, mãe de Davi, Edna é mulher sábia, de grande fé, trabalhadora e esforçada. Ensina Davi a tocar harpa e a cantar lindos hinos de louvor a Deus. Sabe do talento e do valor de Davi e não o subestima como o pai e os irmãos.
Ainoã / Marly Bueno
Esposa de Saul, Ainoã é uma mulher insolente, atrevida, desrespeitosa, megera. É um tormento para a nora Selima, de quem exige um neto. Morre de ciúme de Rispa, concubina predileta de seu marido.
Jonatas / Claudio Fontana
Filho de Saul e Ainoã, é um dos principais guerreiros e o braço direito de seu pai, por quem tem adoração. Torna-se grande amigo e mentor de Davi. Essa amizade vai estremecer a relação com o pai, quando o rei Saul passar a perseguir Davi.
Selima / Bianca Castanho
Esposa de Jonatas, Selima é linda, meiga, sincera, dedicada e apaixonada pelo marido. É constantemente humilhada pela sogra Ainoã. Estéril e mulher de muita fé, clama a Deus por um milagre e é atendida. Engravida, mas morre ao dar à luz o menino Mefibosete.
Rispa / Raquel Nunes
Concubina de Saul, Rispa é antiga serva de Ainoã. Com jeito de menina e apesar de não ser a esposa oficial, tem privilégios junto ao rei. Apaixonada por Abner, sofre por isso.
Merabe / Amanda Diniz e Camila Rodrigues
Filha mais velha de Saul e Ainoã, Merabe é belíssima, vaidosa, espontânea e carismática. Adora fazer charme e seduzir os soldados do exército de seu pai. É bem liberal para a época. Envolve-se com Adriel e perde a virgindade antes de se casar. É prometida a Davi em casamento por ele ter derrotado Golias.
Josias / Oberdan Junior
Servo fiel, Josias é o elo entre Davi e Bate-Seba nos primeiros encontros.
Doegue / Roney Villela
Soldado de Saul, Doegue é um homem sinistro, furtivo, sem escrúpulos. Grande rastreador, lidera as caçadas a Davi quando ele foge de Saul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário