sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Painel ABAP-MG estimula agências e clientes a refletirem sobre o poder de uma boa ideia






Na noite da terça-feira (08/11), a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, estadual Minas Gerais (ABAP-MG), reuniu representantes das 14 agências associadas e seus clientes para tratar de um tema recorrente na atualidade: inovação. Para debater esta questão, a ABAP-MG contou com a participação de dois palestrantes de peso: Ivan Moura Campos, Professor Titular de Ciência da Computação da UFMG e Consultor da área de TI, e Victor Ribeiro, Diretor de Produtos do Google, que veio a Belo Horizonte especialmente para o evento.

Segundo Alexandre Moreira, presidente da ABAP-MG, “O evento teve como proposta abordar o tema sob uma ótica diferente, mostrando como a criatividade está por trás do processo de criação de novos conceitos e produtos, não só na propaganda, mas em todos os setores da sociedade”.

Com a palestra Montando o canivete suíço da empresa inovadora, Ivan Moura Campos abriu o evento lançando um desafio para os presentes. Segundo ele, os gestores das grandes empresas precisam evitar o vício das agendas cheias e buscar tempo para a reflexão. “Não é possível ter uma empresa inovadora onde as pessoas-chave não tenham tempo para pensar. Os regentes da inovação precisam ter na agenda largos espaços de tempo livre para exercerem a criatividade”, destacou o professor Ivan, um dos grandes responsáveis pelo avanço da inovação tecnológica em Minas Gerais.

Seguindo a tradição, o professor Ivan inovou mais uma vez e lançou um software de monitoramento de redes sociais no momento do evento. Desenvolvido por sua equipe na empresa Zahpee, a ferramenta será testada em primeira mão pelos participantes do Painel ABAP antes de ser divulgada para o mercado.
Pensando fora da caixa

O segundo palestrante da noite convidou os participantes a repensarem o modelo tradicional das empresas, contando o exemplo do Google - referência mundial em inovação. Victor Ribeiro, que há quatro anos atua da multinacional, destacou pontos da cultura do Google que contribuem para que a empresa seja um celeiro de ideias inovadoras que transformam o mundo.

Segundo Victor, o mais importante é atrair talentos que sejam apaixonados pelo que fazem. E, claro, criar um ambiente que estimule a criatividade. O Google, com seus benefícios, áreas de lazer e flexibilidade de horários, não permite que sua equipe entre na zona de conforto e está sempre desafiando seus colaboradores a buscarem soluções totalmente novas.

“Inovação vem de criatividade, e criatividade não pode ser gerenciada. Você não pode dar um prazo para um artista criar um quadro, mas pode contratar um time de artistas talentosos, destinar um orçamento e acompanhar seu desenvolvimento”, esclarece Victor. Ele ainda completa “O gestor tem que pensar grande e ser otimista para puxar a equipe para frente. E é importante fazer isso por meio de perguntas, guiando as pessoas às suas próprias conclusões em vez de simplesmente oferecer a resposta pronta”, explica.

O Painel ABAP aconteceu na Galeria Cícero Mafra e teve patrocínio exclusivo da Globominas.com.

Depoimentos

“A gente que está nesse meio deve estar sempre atento à inovação, que não é uma coisa pra buscar de vez em quanto, mas todo dia. Tivemos aqui exemplos de pessoas que conhecem inovação nos fizeram refletir. Foi um evento muito bem organizado, em um tempo muito apropriado e num lugar maravilhoso. Então a ABAP-MG está de parabéns, agradeço o convite e estou sempre disposto a voltar em outras oportunidades.” – Eurico Rodrigues, gerente de marketing da Vivo em Minas Gerais.

“Achei o evento muito produtivo do ponto de vista de provocar a reflexão sobre o momento que estamos vivendo e a importância das pessoas dentro da organização. Gostei muito das duas palestras e acho que o Victor abordou de forma muito feliz a importância do processo seletivo nas organizações, o cuidado que se deve ter tanto na contratação quanto na retenção desses talentos. Então achei que foi um momento realmente de reflexão e queria aconselhar a ABAP-MG a continuar fazendo esse tipo de evento que traz oxigenação pro mercado. Gostei muito.” – Cássia Cinque, gerente geral de comunicação da Vale.

“O tema que a ABAP-MG escolheu para o Painel está totalmente de acordo com o que a Globo Minas busca. Ser parceiro da ABAP é um prazer e vamos apoiar sempre projetos como esse, que trazerem novidades, que fazem pensar lá na frente, mas agindo hoje. A palestra de hoje me fez pensar que minha agenda é lotadíssima, mas o espaço pra reflexão é muito forte. Qualquer um que venha na minha sala trazer uma ideia, eu vou pensar sobre ela.” – Edson Sabino, diretor comercial da Globo Minas.

“Acho fundamental tratar esse tema porque os empresários mineiros ainda estão muito na teoria quando o assunto é inovação. Todo mundo quer ser inovador, fala que é inovador e na prática não é. É muito importante trazer gente de peso pra tratar esse assunto e quebrar mitos. O mineiro é muito tradicional e a gente precisa ser inovador, então é muito importante ter um espaço pra discutir esses assuntos.” - Guilherme Guerra, diretor comercial do Minas Marca.

“O evento foi maravilhoso, o lugar é super charmoso e descontraído e tem tudo a ver com o que estamos falando, que é inovação. O tema é super propício, não tem como a gente trabalhar sem tentar inovar, por mais que às vezes a gente não consiga implementar 100% em nosso dia a dia a gente tem que pelo menos discutir pra abrir a cabeça. E comunicar, comunicar e comunicar. Que venham muitos como este.” – Rachel Horta, co-fundadora da Zahpee.

Nenhum comentário: