Microsoft, AOL e Yahoo anunciaram na terça-feira (8) um acordo para compartilhar seus anúncios gráficos e integrar suas plataformas de vendas, em um esforço para acabar com o crescimento de Google e Facebook no mercado de publicidade on-line. Por meio da parceria, as três empresas pretendem comercializar anúncios on-line entre si e facilitar o processo de compra e venda para anunciantes.
O acordo entrará em vigor no início de 2012 nos Estados Unidos, enquanto AOL e Yahoo estenderão sua colaboração no Canadá. A aliança permitirá que cada uma das companhias venda espaço publicitário para banners nos sites das parceiras.
Executivos do Yahoo, AOL e Microsoft afirmaram que não antecipavam objeções do Departamento de Justiça norte-americano, que poderia desaprovar a parceria porque ela pode reduzir a concorrência ou afetar os preços da publicidade.
Embora as empresas estejam firmando uma parceria, continuarão concorrendo ativamente pelas verbas publicitárias dos anunciantes e por parceiros de conteúdo, e cada qual manterá seus controles sobre as páginas.
“O fato de nos unirmos para oferecer este tipo de acesso de qualidade, embora cada um com suas próprias ofertas de anúncios diferenciados, é algo que vai beneficiar o mercado em seu conjunto”, disse Rik van der Kooi, vice-presidente corporativo do Grupo de Negócios da Microsoft Advertising, em comunicado.
Facebook e Google devem aumentar suas participações no mercado de publicidade on-line nos Estados Unidos em 2011, para 9,3% e 16,3%, respectivamente, segundo estimativas da empresa “eMarketer”. Enquanto isso, AOL, Microsoft e Yahoo devem perder mercado, com o Facebook superando o Yahoo pela primeira vez este ano.
Fonte: G1 com informações da EFE e Reuters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário