terça-feira, 14 de julho de 2009

Propaganda brasileira em alta


O mercado publicitário brasileiro segue em alta, apesar dos reflexos da crise no mercado internacional. No primeiro trimestre de 2009, o investimento em mídia foi 5,3% maior do que no mesmo período do ano passado. Considerando todo o ano de 2008, o faturamento total foi 12,8% maior do que em 2007.

Essas são algumas conclusões da 22ª edição do Mídia Dados, o mais completo levantamento sobre o mercado de comunicação brasileiro e referência internacional do setor, com gráficos, tabelas e análise dos meios em suas 724 páginas, novo recorde da publicação.

Ao todo, mais de 60 profissionais participaram dos 12 debates sobre tendências e novidades da mídia, fornecendo a base para os textos que abrem cada um dos capítulos do anuário, lançado esta semana pelo Grupo de Mídia São Paulo.

“O Mídia Dados é uma ferramenta fundamental para ajudar o profissional de mídia na sua missão de otimizar investimentos. Ainda mais no momento atual em que as verbas são duramente disputadas, as decisões retardadas e a cobrança por pesquisas, avaliações, testes e, principalmente, resultados é cada vez maior. Neste ano, batemos todos os recordes, não só em quantidade de anunciantes, mas de informações também. É uma edição que marcará o mercado, principalmente pela foram de apresentação”, Afirma Angelo Franzão Neto, presidente do Grupo de Mídia São Paulo.

Responsável pela coordenação do anuário, Luciana Schwartz, diretora-geral de mídia da Y&R e diretora da Divisão Técnica do Grupo de Mídia São Paulo, diz que os dados trazidos na publicação confirmam a tendência de aceleração da participação da Internet mostrada no últimos anos. “O crescimento dos investimentos publicitários na internet em 2008 foi da ordem de 44% e tudo indica que os bons resultados continuarão ao longo de 2009. No primeiro trimestre, o meio viu as verbas endereçadas a ele crescerem mais 23%”, informa Luciana.

Um dos destaques da edição do Mídia Dados 2009 é a criação de uma versão on-line com a integra do conteúdo do anuário. Além disso, os sócios do Grupo de Mídia receberam a publicação com o seu nome impresso na capa.

Outras inovações são pesquisas Ad Hoc de lembrança de propaganda oferecidas por alguns veículos. Uma da campanha veiculada nos monitores comercializados pela Elemidia e outra de lembrança de peças veiculadas em Sancas de Ônibus de São Paulo, da Lamarca 3.

Para tornar o estudo ainda mais completo, foram incluídas informações de títulos B2B e de jornais de distribuição gratuita, até então ausentes. A publicação terá ainda um capítulo sobre a Viagem Técnica ao Japão realizada recentemente e outro com debates de professores. As informações foram coletadas pelos organizadores junto a institutos como Ibope, Ipsos Marplan, DataFolha (Elemidia), Opinion & Evolution (Lamarca3) e IVC.

Nenhum comentário: