
Desde fevereiro deste ano, Waldemar Thiago Junior é o novo diretor de Marketing do grupo de alimentos General Mills, quinto maior do mundo no segmento de alimentação e que conta em seu portfólio marcas como Häagen-Dazs, Nature Valley, Forno de Minas e Frescarini.
Há 15 anos no mercado, já atuou em empresas como Unilever, Mars e Grupo Danone. Na entrevista, conta que sua grande missão é fazer com que a empresa cresça agressivamente em faturamento e em lucratividade. Também espera implementar estratégias de Marketing que assegurem o crescimento das marcas e a ampliação da importância da subsidiária brasileira para os negócios mundiais da companhia
Ele ainda dá uma aula sobre o perfil ideal de um profissional desta área e fala sobre a importância do Marketing para as organizações. O executivo é graduado em Administração de Empresas, pela Universidade de São Paulo e tem especialização em Economia Internacional também pela USP.
Como você se interessou pelo Marketing?
Quando eu estava no primeiro ano da faculdade, as primeiras aulas de Marketing me geraram interesse pela natureza do trabalho. Ao mesmo tempo em que há muita estratégia, há também o objetivo de chegar ao coração e nas mentes dos consumidores. E esse objetivo obriga que o profissional conheça essas pessoas e também saiba como funciona toda a cadeia produtiva, o que envolve o desenvolvimento, a distribuição e as vendas. E aí acabei me especializando em empresas de consumo rápido.
Você chegou a fazer alguma formação em Marketing?
A primeira empresa que eu realmente atuei no Marketing foi na Unilever. E como escola, ela foi muito boa e completa, tanto em treinamento quanto em discussões internas, sem falar da especialização dos demais profissionais. Acabei optando por fazer a pós-graduação em uma área que impactasse na minha carreira mais a longo prazo. Sempre quis ter carreira internacional. Outro motivo foi porque eu gosto muito de economia e entender desse assunto em empresas é absolutamente fundamental para traçar boas estratégias e responder bem às necessidades da empresa de médio e de curto prazo. Essa formação dá um conhecimento geral muito importante. Você aprende história, filosofia, matemática, que são conhecimentos básicos para quem quer dirigir uma empresa
Como você chegou à General Mills?
O RH da empresa entrou em contato comigo por meio de pessoas que me conheciam, ou seja, por recomendação. Aí participei das entrevistas. O casamento foi bastante feliz porque a empresa buscava alguém com perfil empreendedor e com histórico profissional de empresas como as que eu já havia trabalhado.
O que você espera dessa sua nova função? Qual seu maior objetivo?
Ao redor do mundo, a General Mills é uma empresa de ponta e líder em vários segmentos. Então, aqui no Brasil há muita oportunidade de crescimento agressivo, tanto de faturamento quanto de lucratividade. É isso que espero.
Na sua visão, qual o principal desafio dos profissionais que trabalham com Marketing?
Quero tentar não ser tão óbvio, mas acho que o principal desafio é conseguir fazer o produto que o consumidor quer, e fazer com que o produto chegue ao seu público por um preço que ele aceite pagar e que ao mesmo tempo seja lucrativo para a empresa. Além disso, temos também que fazer a propaganda correta que vai chegar à cabeça e ao coração do consumidor. Tudo isso passa pelo desenvolvimento do produto, sua formulação, e a tradução do que a empresa quer transmitir em termos de benefícios e funcionalidade para o consumidor. Por último, este profissional deve garantir que o produto esteja nos lugares que o cliente irá comprar. Acredito que são esses os pontos-chave para o sucesso.
Muitos consumidores acreditam que alguns marqueteiros usam de forma pouco ética a propaganda para fazer com que o consumidor compre determinado produto. Você acredita que isso ocorra de fato?
Quando o produto não entrega o que ele promete, os próprios consumidores deixam de comprar. Eles são sempre mais espertos que qualquer marqueteiro. Ou seja, não existe querer enganar seu público. Então, o segredo é ser fiel ao que você promete. O que acontece hoje é que muitos produtos estão carregados de valores emocionais. Eles entregam sonhos e desejos muito subjetivos. Às vezes, isso é muito difícil de tornar palpável. Mas nós marqueteiros temos formas de medir, por exemplo, com pesquisas. Caso seja detectado algo errado com o produto, temos de mudar. Trabalhar o sonho de consumir é muito importante para alguns produtos, como na indústria de bebidas.
Na indústria alimentícia, os consumidores são mais seduzidos por quais motivos?
Ele também é seduzido por emoções. Nesses produtos, é difícil separar o emocional do racional. A razão pede uma interpretação do que seus sentidos fazem do produto. O lado emocional faz com que o produto remeta a sensações boas.
Em sua opinião, o que é importante para um profissional se desenvolver em Marketing?
Além da formação formal - faculdade, cursos, treinamentos -, a pessoa precisa buscar muita cultura geral. Tem de ler jornal todo dia e não vale ler só o caderno de esportes. A parte de Cultura talvez seja a mais importante para desenvolver a sensibilidade que é necessária para saber vender. Se você trabalha com o público feminino é importante ler os suplementos e revistas segmentadas. É importante saber o que está acontecendo nas novelas, mas não é preciso seguir. Assistir cinema, ler livros e ver propagandas na TV.
Também é muito importante ser um bom observador, por exemplo, olhar educadamente o que tem na geladeira e na cozinha de seus amigos. Procurar conhecer os hábitos deste seu amigo. Observar o ponto de venda também é fundamental. Minha esposa fica brava comigo porque às vezes eu fico parado observando os hábitos dos consumidores dentro dos supermercados. Viajar também é bom. Observar o que as pessoas vestem, como andam, o que conversam.
Meus amigos me lembram que desde meus primeiros anos de faculdade eu sentava à mesa de um restaurante e ficava lendo as embalagens para descobrir quem produz os produtos.
Há outra coisa muito importante para quem quer trabalhar com Marketing, que é estar sempre muito perto do departamento de Vendas. São profissionais que em geral têm uma sensibilidade muito grande do que acontece na ponta e que podem te fornecer informações muito importantes para aquilo que você faz diariamente. Por exemplo, não adianta ter estratégia maravilhosa, mas não saber como executar isso no ponto de venda. Se não souber isso, sua estratégia pode dar errado. Profissional de Marketing tem de fazer trabalho de campo.
Qual o seu maior desafio como profissional de Marketing?
Acredito que descobrir todas essas coisas que eu mencionei até agora antes dos concorrentes. Porque se você for pioneiro, consegue vender mais e consegue uma margem de lucro maior. Se você consegue agradar antes seu consumidor, consegue agregar valor à marca. O consumidor entender que você entendeu o que ele precisava não tem preço
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