Os investimentos publicitários cresceram 7% em 2012 em relação a 2011, atingindo
R$ 94,9 bilhões. Os dados são do Monitor Evolution, serviço do IBOPE Media que
monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias
de produtos veiculados nos principais meios de comunicação. O estudo, que é
realizado em nove meios, tem como base a tabela de preços dos veículos. Em 2011,
o aumento foi de 16%. “O aumento registrado em 2012 ficou de acordo com a
economia do país”, diz Dora Câmara, diretora regional Brasil do IBOPE Media.
O meio TV aberta é,
novamente, o que recebe o maior volume de publicidade. Apesar do crescimento de
11% nos investimentos, que passam de R$ 46,3 bilhões em 2011 para R$ 51,2
bilhões, a participação do meio é praticamente a mesma, passou de 53% para 54%.
O meio internet, que também aumentou sua participação chegando a 7%, teve um
crescimento de 21%, passando de R$ 5,3 bilhões para R$ 6,5 bilhões.
Entre os mercados monitorados, mais uma vez, São Paulo
foi a cidade que concentrou o maior volume de investimento publicitário, com R$
26,5 bilhões.
O setor
Comércio e Varejo continua ocupando o topo do ranking, com 21% do total
investido, o que representa R$ 19,6 bilhões. A seguir aparece Serviços ao
Consumidor (educação, hotelaria, serviços de saúde etc), com R$ 8,2 bilhões. O
setor de Higiene Pessoal e Beleza permanece em terceiro lugar. Já Veículos,
Peças e Acessórios, por sua vez, registrou uma queda de 8% nos investimentos,
passando de R$ 8,1 bilhões para R$ 7,5 bilhões.
#Obs: O setor de Internet foi descontinuado a partir de
2012. Os investimentos antes reportados para este setor foram alocados nos
setores de Mídia e/ou Serviços de Telecomunicações. A base de investimento
publicitário reportado para estes setores em 2012 não é a mesma de 2011.
O maior anunciante
continua sendo as Casas Bahia, que em 2012 investiu R$ 3,5 bilhões em
publicidade. A seguir vem a Unilever, que manteve a segunda posição. Em terceiro
lugar aparece a Caixa Econômica Federal, que saltou de R$ 1 bilhão em
investimentos em 2011 para R$ 1,6 bilhão em 2012. Outro destaque fica para a
Vivo, que era o 13º colocado em 2011 e agora ocupa a 6ª posição.
IBOPE
# Anunciantes ausentes em 2011 por pertencerem ao setor
de Mídia. Os anunciantes deste setor eram desconsiderados do ranking e, em 2012,
passaram a fazer parte do setor Serviços de Telecomunicações.
* não classificado entre os 30 maiores em 2011.
No ranking das agências,
a Y R manteve a primeira posição, movimentando R$ 6,9 bilhões do total dos
investimentos publicitários de 2012. Em seguida aparece a Almap BBDO, com R$ 3,3
bilhões, e a Ogilvy e Mather Brasil, com uma verba de R$ 3,2 bilhões. A ordem
das três primeiras colocadas se manteve em relação a 2011.
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