segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Resultados da briga entre a Apple X Samsung



A briga de patentes entre a Apple e a Samsung, que teve início em abril do ano passado, finalmente chegou ao fim na última sexta-feira, 24. O processo terminou em favor da Apple, com os jurados afirmando que a empresa coreana teria infringido ao menos seis das sete patentes citadas pela oposição e condenando-a a pagar mais de US$ 1 bilhão em danos e prejuízos. Em um comunicado à imprensa, os executivos da Samsung afirmaram que a decisão não deve ser vista como uma "vitória para a marca da maçã, mas como uma derrota para os consumidores norte-americanos".
A companhia coreana irá recorrer à decisão, e caso não vença, terá de trabalhar com as limitações impostas pela corte federal da Califórnia. A Apple afirmou que demorou anos para desenvolver a tecnologia que a Samsung "copiou" em poucos meses. Em um comunicado, Tim Cook, o CEO da empresa americana disse que "esse processo sempre foi sobre algo muito mais importante de que as patentes ou dinheiro. Foi sobre valores. [...] Hoje, os valores ganharam e eu espero que o mundo inteiro ouça."
A decisão não foi bem recebida nas bolsas de valores, com as ações da Samsung caindo quase 7% nesta manhã de segunda feira, 27. Foi a maior queda da empresa desde outubro de 2008. O Google também se pronunciou sobre o caso, afirmando que "o mercado de telefonia móvel vem crescendo em um ritmo muito acelerado e todos os participantes, incluindo os novos, estão construindo ideias baseadas em criações que já estão presentes há décadas." A gigante, no entanto, reforçou que quase nenhuma das patentes infringidas estão relacionadas ao sistema operacional Android.
Com informações do 9to5mac, Gizmodo, IDGNow! e CNET.

Nenhum comentário: