terça-feira, 28 de agosto de 2012

Menina de 13 anos cria página no Facebook para reclamar de escola



Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o voto é facultativo para quem está com idade entre 16 e 18 anos. Porém, uma garota de apenas 13 anos já demonstra vontade imensa de exercer o direito a liberdade de expressão. Isadora Faber, estudante de Florianópolis, criou uma página no Facebook chamada "Diário de Classe". Nela, a menina exibe fotos de seu colégio e faz postagens sobre as condições do ensino.
"Hoje a professora de português Queila, preparou uma aula pra me 'humilhar' na frente dos meus colegas", diz numa das postagens. "Acho que essa quadra nunca foi pintada", relata noutra, com direito a fotos do local.
A ação de Isadora foi inspirada pelo blog da menina inglesa Martha Payne, de apenas nove anos. A garota tirava fotos de seus lanches e postava em seu blog, que teve mais de um milhão de acessos. Tudo com a permissão do colégio, diferentemente da brasileira.
“Os professores não aprovaram. As merendeiras riam, as pessoas fazem algumas indiretas. Chamaram minha mãe e disseram que eu não podia estar fazendo isso”, disse Isadora, em entrevista ao UOL. A mãe, Mel Faber, relatou na mesma reportagem que foi chamada, juntamente com o pai da adolescente, e que a primeira versão da escola foi solicitar a retirada da página do ar. Mel contou ainda que a filha foi ameaçada por professores. "A gente [ela e o pai] falou que apoiava”, disse.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, hoje será feita uma reunião às 14h. Estarão reunidas a secretária de Educação, Sidneya de Oliveira, a diretoria de infraestrutura, a diretoria de ensino fundamental e a diretora da escola. O objetivo é checar o que procede nas postagens do "Diário".
De acordo com a assessoria, a mãe de Isadora também será convidada para uma conversa com a secretária de Educação e poderá levar a filha, se quiser. Um posicionamento oficial só será divulgado posteriormente.

Nenhum comentário: