A Santa Casa de São Paulo aproveitou a Semana Mundial sem Tabaco para trazer de volta à mídia uma inusitada campanha de combate ao fumo. Com criação da agência Y&R, as peças utilizam uma série de ironias para ressaltar que os malefícios do cigarro podem causar a morte dos fumantes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de seis milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. Desse total, mais de 600 mil casos são atribuídos ao fumo passivo e os demais, ao consumo direto de produtos de tabaco. A OMS estima que o número de fumantes no mundo seja de cerca de 1,1 bilhão de pessoas.
Composta por anúncios para mídia impressa e filmes para TV, a campanha apresenta situações do dia a dia que podem parecer chatas – como acordar cedo, ir ao dentista, limpar a calha de casa, enfrentar o trânsito, entre outras –, para assim propor o raciocínio inverso e impactar as pessoas: ao invés de condenar o fumo, agradece ao cigarro pelas “vantagens” que a morte pode trazer.
Para reforçar ainda mais essa mensagem, os filmes têm ausência total de áudio e trilha sonora. Em um dos filmes, aparece a imagem de um carro estacionado na garagem, pontuado pela frase “Trânsito, nunca mais” e pela assinatura “Obrigado, cigarro”.
A criação é de Raphael Quatrocci e Felipe Pavani, com direção de criação de Rui Branquinho e Flávio Casarotti.
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