terça-feira, 5 de junho de 2012

Outdoor da Engenhonovocom latas de cerveja coladas na placa chama a atenção em Salvador




Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Bahia Marina, através de um outdoorcriado pela agência Engenhonovo, alerta para o impacto do hábito de descartarlatinhas de alumínio no mar. As latinhas são um dos objetos mais encontrados no fundo do mar e todo ano, milhares de unidades do material são jogadas na praia,causando efeitos desastrosos para o ecossistema marinho. 

AEngenhonovo dramatizou o tamanho desse problema planejando um outdoor inusitado:as placas foram preenchidas com um aplique de cerca de 2 mil latinhas derefrigerante e cerveja. O texto informa que “Todo ano, muito mais do que issovai parar no mar. Não polua”. Após a veiculação, as latinhas utilizadas nooutdoor serão doadas para a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento dePlástico e Proteção Ambiental (Camapet) para serem recicladas. Os outdoorsestão sendo veiculados desde o último sábado (02).

Ação motivadora - Este ano, após o carnaval de Salvador,foram retiradas 1.350 latas, 532 garrafas pet e centenas de outros objetosapenas num trecho do mar soteropolitano. A ação decorreu do alerta da ONG Global Garbage, que em 2010, avisou daquantidade de lixo que vêm sendo acumulado nos mares e oceanos do Brasil e detodo o mundo. 

Naépoca, quatro amigos resolveram mergulhar na praia do Farol da Barra, dez diasapós o Carnaval, por conta da quantidade de lixo gerada nos dias da folia. Asimagens do que foi coletado do fundo do mar repercutiram na internet e emdiversos portais de notícias. Posteriormente, uma ação com mergulhadoresprofissionais, catadores e voluntários retirou em dois dias 450 quilos dedetritos em apenas um quilômetro de costa, a uma profundidade de 1 a 4 metros.

Deacordo com Gustavo Freire de Carvalho, membro da Comissão Científica da GlobalGarbage, a Baía de Todos os Santos apresenta o segundo maior número de itens emlixo marinho submerso. “Os objetos mais comuns, encontrados na região marinhasão metal, resíduos da pesca, madeira de origem humana e o maior vilão: oplástico. Há casos de lixos curiosos como geladeiras, capôs de carro, calcinhase botijões de gás”, informa Carvalho. 

FICHA TÉCNICA

Anunciante:Bahia Marina
Título:“Latinhas”
Criação:Luciano Pimentel, Luisa Chequer e Rodrigo Soares
Coordenaçãode Criação: Rodrigo Soares
Headof Art: Rodrigo Batinga
Atendimento:Carolina Lima
Planejamento:Ana Carolina Monteiro e Sabrina Alves
Mídia:Fernanda Domiciano
Produção:Hamilton Pereira
Produtora:Uranus 2
Aprovação:Silvia Ferreira

Nenhum comentário: