ü Paralelo à Rio+20, o evento vai trazer um
dos temas centrais da Conferência para o dia a dia da população
ü Programação contará com projeção de vídeos
em tela d’água, apresentações musicais, peças teatrais e atividades
educativas
O Movimento CYAN, da Ambev, promove o
Aqualume, festival cultural para conscientizar a população sobre o uso racional
da água. O evento acontecerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre
Desenvolvimento Sustentável Rio+20, de 15 a 24 de junho, às margens da lagoa
Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O objetivo do Aqualume é aproximar a
população da discussão sobre o destino dos recursos naturais, tema que é um dos
pontos de debate mais aguardados para a Conferência.
O evento será aberto ao público e
funcionará das 19h às 23h. Aos domingos, 17 e 24/6, haverá atrações especiais
para as crianças a partir das 16h. São esperadas cerca de cinco mil pessoas por
dia.
Com uma tecnologia inovadora, uma tela
d’água de 600m², criada a partir de uma bomba submersa, será instalada na lagoa.
Serão exibidos curtas-metragens, animações, clipes musicais, fotografias, além
de conteúdos relacionados à sustentabilidade. A programação do Aqualume conta
ainda com apresentações musicais, teatrais e circenses e atividades
educativas.
“Nosso objetivo é trazer o debate de
questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta para o dia a
dia das pessoas. Com a iniciativa nós queremos estimular o uso racional da água
e engajar a população nessa causa”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações
socioambientais da Ambev.
Desenvolvido pela Biruta Ideias
Mirabolantes, o Aqualume tem patrocínio da Ambev, da Secretaria Estadual de
Cultura do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura, do BBDTVM, com apoio da
prefeitura municipal do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Águas e
Esgotos (Cedae).
Apresentações artísticas
O Aqualume vai proporcionar ao público uma
série de atrações artísticas na Lagoa. Será realizada todos os dias, às 19h, uma
performance circense – malabares, palhaços ou mágicos. Em seguida, será
apresentado um show musical e, especialmente no dia 20/6, haverá uma
apresentação de stand-up comedy. Dentre as atrações estarão os cantores Rogê,
Thaís Macedo, Roberta Espinosa, Matheus Von Kruger e Quinho, as bandas Chicas,
Mohandas, Black Bird, Orleans Original Jazz, Up With People e
Letuce.
Conteúdo sustentável
Às margens da Lagoa serão realizadas
diversas atividades educativas. Haverá a exposição virtual Índice
Hidrológico, onde serão exibidas as pegadas hidrológicas de diversos
produtos e alimentos, permitindo identificar o quanto se gasta de água para
produzir cada item exposto. A ideia é que o público conheça a importância da
água em toda a cadeia produtiva.
Outra ação educativa será um quizz
montado dentro de um aquário. As perguntas estarão presas a bóias. O público
“pesca” a questão e depois tenta acertar a resposta correta. As informações do
quizz serão exibidas no telão.
Crianças
O Aqualume terá uma programação especial
para o público infantil. Nos domingos, 17 e 24/6, o evento começará mais cedo,
às 16h, e terá atividades de recreação sobre o tema “experiências com água” e
contação de histórias. As crianças também poderão assistir à apresentação
teatral do grupo Sapotí CCBB.
Banco CYAN
A Aqualume terá uma tenda exclusiva para o
Banco CYAN, um sistema que concede descontos em compras na internet para as
pessoas que economizarem água em suas residências.
Pelo site do Banco CYAN (www.bancocyan.com.br), as pessoas têm acesso à média de
consumo de água de seu imóvel e, à medida que elas diminuem (ou até mesmo
mantêm) o consumo, ganham pontos que podem ser usados como desconto nos sites
Americanas.com, Submarino.com, ShopTime e Ingresso.com, e
ainda para assinar revistas da Editora Abril.
O Banco CYAN funciona como um programa de
milhagem, mas o prêmio é para o não consumo. O objetivo do Banco é estimular o
uso racional da água e ajudar na conscientização das pessoas, recompensando
aqueles que diminuírem o consumo. Desde o lançamento do Banco CYAN, seus
correntistas já economizaram mais de 90 milhões de litros de água.
No Rio de Janeiro, o Banco CYAN está
disponível para os moradores atendidos pela Companhia Estadual de Águas e
Esgotos (Cedae), ou seja, mais de 10 milhões de pessoas de 65 municípios
fluminenses.
Sobre o Movimento CYAN
Lançado pela Ambev em 2010, o
Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor é um amplo conjunto de
ações que visam mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o uso racional da
água.
Ao longo de seus dois anos, o Movimento
contou com inúmeras ações. Dentre as principais estão:
- Banco CYAN: Além do Rio de Janeiro, a
iniciativa está disponível no estado de São Paulo, por meio de parceria com a
Sabesp, e na cidade de Uberaba (MG), com a Codau.
- Projeto Bacias: Adoção da Bacia do
Corumbá-Paranoá (Brasília) para a recuperação do ecossistema local e
desenvolvimento de estudos sobre o melhor aproveitamento da água, em parceira
com a WWF.
- “Prêmio Água: o mais essencial dos
recursos naturais”, em parceria com a agência de notícias IPS, para jornalistas
de toda a América Latina.
- Case no Battle of Concepts – disputa
pela internet – para mobilizar jovens talentos a dar ideias de como engajar toda
a sociedade em práticas de uso consciente da água e fazer com que todos mudem
sua atitude.
- Apoio ao Concurso Água no Festival do
Minuto, em que os participantes foram convidados a criar um vídeo sobre o
tema.
- Apoio e participação da mega exposição
Água na Oca (São Paulo e Rio de Janeiro)
- O lançamento de um dos mais completos
acervos de informação geral sobre água em língua portuguesa, com centenas de
reportagens e textos informativos, além de vídeos e infográficos. Esse material
pode ser encontrado no site www.movimentocyan.com.br
- Parceria com a ONG Waves For Water que
levou água para mais de 40 mil pessoas graças à doação de filtros à população
atingida pelas enchentes no estado do Rio de Janeiro, às comunidades de baixa
renda em São Paulo e também às comunidades ribeirinhas dos rios Amazonas,
Gurijuba e Araguari.
- Apoio ao projeto Gastronomia
Sustentável, ação que envolveu cem restaurantes de São Paulo, estimulados a
reduzir seu impacto no meio ambiente.
Sobre a Biruta
A Biruta Ideias Mirabolantes, empresa de
inovação em comunicação, foi criada em 2003. Com sede no Rio de Janeiro e
escritórios em São Paulo e Fortaleza, a agência atua operacionalmente em todo o
país, desenvolvendo e produzindo ações e projetos diferenciados para expor as
marcas de seus clientes. A agência tem cases de sucesso como o Movimento dos Sem
Namorados, maior campanha “no brand” da América Latina realizada para o site Par
Perfeito, que levou milhares de solteiros para as ruas afim de não passarem o
dia dos namorados sozinhos; o Pit Stop Shell, que simulava um verdadeiro pit
stop em carros nos principais sinais de trânsito na semana do GP de Fórmula1,
entre outros. A agência, que já conquistou importantes prêmios publicitários e é
reconhecida umas das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place
to Work, vem se preparando para os grandes eventos que o Brasil passa a sediar.
Em 2007 realizou o Aqualume, considerado o maior evento paralelo aos jogos
Panamericanos na cidade e, em 2010, o Futebol Arte, Vídeo Map 3D no prédio do
MAC em São Paulo, sendo o único projeto chancelada pelo poder público na cidade
durante a Copa do Mundo de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário