sexta-feira, 1 de junho de 2012

EUA rejeitam que a ONU controle a internet



No que depender dos Estados Unidos, a internet não passará a ser controlada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Autoridades do país rejeitaram uma proposta de colocar a rede mundial de computadores sob comando da UIT (União Internacional de Telecomunicações).

“Em todos as reuniões e encontros multilaterais, os Estados Unidos se opuseram veementemente à extensão do controle intergovernamental da internet”, disse Philip Verveer, vice-secretário de Estado e coordenador de políticas de Tecnologia da Informação da Casa Branca. A ação, segundo ele, “inevitavelmente diminuiria o dinamismo da internet”.

Do outro lado estão países como Rússia e China, que entendem que os EUA controlam a internet e que ela deveria ser posta à disposição da ONU para os países em desenvolvimento terem mais atenção. Curiosamente, em termos de internet, a China é famosa justamente em razão da censura.

Os norte-americanos temem que passar a rede para a ONU daria poderes a regimes autoritários, que teriam mais facilidade para "sufocar" a liberdade de expressão e poderiam instituir restrições.

As informações são da AFP, via UOL.

Nenhum comentário: