Aconteceu ontem, dia 24/11/2010 no Hotel Fiesta a palestra com o David " O Camelô" que com simplicidade e bom humor, demonstrou que é um daqueles casos de brasileiro que venceu na vida enfrentando muitas dificuldades. O camelô conta de que é preciso ousadia para não ser apenas mais um na atividade escolhida. E criar algo diferente todos os dias...
David, relatou também que a letra "d" foi incorporada ao nome anos mais tarde, quando sua barraca no centro do Rio de Janeiro, já era sucesso de vendas. O curioso e engraçado é descobrir os "setores" da Barraca do David. Um isopor é a seção refrigerada; saquinhos pendurados na estrutura da barraca é a sobreloja; além de explorar termos como call center, delivery, drive throu e fazer vendas on line.
David O Camelô já é uma figura conhecida: saiu até em coluna social e foi entrevistado no programa do Jô Soares, Vitrine, Fantástico, Gabi, Gugu Liberato, etc. O que muita gente não percebe é que ele não é só uma figura pitoresca, é também um curso de Marketing ambulante. Pois não é que sua barraca tem fila de clientes, depois do almoço, enquanto dois concorrentes, na mesma calçada e a menos de 50 metros, ficam às moscas?
Algumas lições de David podem servir também para as grandes empresas*
1. David conta piadas, faz show, sabe o nome da metade dos fregueses, dá apelido para os produtos e promove promoções relâmpagos. As balas de tamarindo ficam na "sobreloja". Ou seja, o teto da barraca. Bananadas ficam no setor C - que é qualquer parte da barraca, depende do dia. "Eu sempre faço uma gracinha que é para ilustrar o ambiente".
2. O cliente sempre tem razão. Se você procura uma bala que ele não tem, David oferece outra com 20% de desconto. Ou de graça. "O cliente leva o produto de graça hoje, mas vai voltar 500 vezes", diz. Pacote de biscoito aberto? Chocolate com gosto esquisito? Ele devolve o dinheiro ou troca por outra coisa. Yes, não tem problema. Thank you very much. See you tomorrow. Have Nice day. Assim mesmo, em inglês. E todo mundo acha graça.
3. David confia nos fregueses. Tem mais de 900 reais para receber. Ele não cobra nunca. Mas quando alguém paga faz uma festa. "Opa! Chama o departamento de crédito (um caderno de espiral velho, pequeno, todo rabiscado), vamos tirar o nome da moça do SPC!", diz.
4. Publicidade e propaganda: toda semana ele sorteia brindes. Já fez rifa de bicicleta, televisão e cestas de café da manhã. Uma próxima promoção será um fim de semana em um hotel-fazenda de Teresópolis, região serrana do Rio. Os sorteios são aos Domingos, na rádio Carioca. Detalhe, não é preciso comprar nada para participar do sorteio. "Isso é bom para conquistar nova clientela e agitar a barraca", diz.
5. David ouve os clientes. Foi assim que ele descobriu um fenômeno: a fome das 3 da tarde. Justo na hora em que as pessoas não podiam sair do trabalho. "Eu perdia uns 30% das minhas vendas", diz. Para abocanhar esse mercado, inaugurou um serviço de entrega. Começou recebendo pedidos pelo teletrim, passou a usar o telefone público perto da barraca e acabou comprando um celular. Hoje, tem até uma página na internet (barracadodavid.tripod.com ). Feito o pedido, o irmão de David leva a mercadoria aos escritórios da região. David recebe uma média de 30 e-mails por semana, com sugestões e comentários. Responde a todos, com a ajuda do filho. Sim, porque David, que não terminou o primeiro grau, não entende nada de computadores.
6. David paparica os potenciais fregueses. No dia das mães, distribuiu mais de 500 bombons. No dia dos namorados, deu minichocolates Talento para as "namoradas da barraca".
David, relatou também que a letra "d" foi incorporada ao nome anos mais tarde, quando sua barraca no centro do Rio de Janeiro, já era sucesso de vendas. O curioso e engraçado é descobrir os "setores" da Barraca do David. Um isopor é a seção refrigerada; saquinhos pendurados na estrutura da barraca é a sobreloja; além de explorar termos como call center, delivery, drive throu e fazer vendas on line.
David O Camelô já é uma figura conhecida: saiu até em coluna social e foi entrevistado no programa do Jô Soares, Vitrine, Fantástico, Gabi, Gugu Liberato, etc. O que muita gente não percebe é que ele não é só uma figura pitoresca, é também um curso de Marketing ambulante. Pois não é que sua barraca tem fila de clientes, depois do almoço, enquanto dois concorrentes, na mesma calçada e a menos de 50 metros, ficam às moscas?
Algumas lições de David podem servir também para as grandes empresas*
1. David conta piadas, faz show, sabe o nome da metade dos fregueses, dá apelido para os produtos e promove promoções relâmpagos. As balas de tamarindo ficam na "sobreloja". Ou seja, o teto da barraca. Bananadas ficam no setor C - que é qualquer parte da barraca, depende do dia. "Eu sempre faço uma gracinha que é para ilustrar o ambiente".
2. O cliente sempre tem razão. Se você procura uma bala que ele não tem, David oferece outra com 20% de desconto. Ou de graça. "O cliente leva o produto de graça hoje, mas vai voltar 500 vezes", diz. Pacote de biscoito aberto? Chocolate com gosto esquisito? Ele devolve o dinheiro ou troca por outra coisa. Yes, não tem problema. Thank you very much. See you tomorrow. Have Nice day. Assim mesmo, em inglês. E todo mundo acha graça.
3. David confia nos fregueses. Tem mais de 900 reais para receber. Ele não cobra nunca. Mas quando alguém paga faz uma festa. "Opa! Chama o departamento de crédito (um caderno de espiral velho, pequeno, todo rabiscado), vamos tirar o nome da moça do SPC!", diz.
4. Publicidade e propaganda: toda semana ele sorteia brindes. Já fez rifa de bicicleta, televisão e cestas de café da manhã. Uma próxima promoção será um fim de semana em um hotel-fazenda de Teresópolis, região serrana do Rio. Os sorteios são aos Domingos, na rádio Carioca. Detalhe, não é preciso comprar nada para participar do sorteio. "Isso é bom para conquistar nova clientela e agitar a barraca", diz.
5. David ouve os clientes. Foi assim que ele descobriu um fenômeno: a fome das 3 da tarde. Justo na hora em que as pessoas não podiam sair do trabalho. "Eu perdia uns 30% das minhas vendas", diz. Para abocanhar esse mercado, inaugurou um serviço de entrega. Começou recebendo pedidos pelo teletrim, passou a usar o telefone público perto da barraca e acabou comprando um celular. Hoje, tem até uma página na internet (barracadodavid.tripod.com ). Feito o pedido, o irmão de David leva a mercadoria aos escritórios da região. David recebe uma média de 30 e-mails por semana, com sugestões e comentários. Responde a todos, com a ajuda do filho. Sim, porque David, que não terminou o primeiro grau, não entende nada de computadores.
6. David paparica os potenciais fregueses. No dia das mães, distribuiu mais de 500 bombons. No dia dos namorados, deu minichocolates Talento para as "namoradas da barraca".
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