
A população de Salvador já está tendo a oportunidade de ver totens com serviços de utilidade pública funcionando em vários pontos da cidade. Hoje, há cinco na orla, um na Avenida ACM e um na Avenida Garibaldi (que foi o primeiro deles e está com todas as funcionalidades ativadas), e até meados de julho serão 50 espalhados em diversos bairros. Os totens instalados pela prefeitura são estruturas verticais em aço que divulgam informações através de letreiros, banners, bandeiras e painéis. Os equipamentos também expõem publicidades, contêm relógio, termômetro e medem, ainda, a radiação solar ultravioleta.
No Brasil, totens equivalentes foram implantados pela primeira vez em Florianópolis (SC) e aqui, com as sugestões do superintendente da Sucom, Cláudio Silva, no momento em que o edital de licitação foi lançado em Salvador, outras funções foram inseridas nos aparelhos: câmeras, tecnologia WI-FI e espaço para publicidade institucional.“Os totens trazem diversos serviços para a população, abrangendo áreas como saúde, informação e segurança. Os equipamentos estão em consonância com a política de modernização de Salvador, cidade com grande potencial turístico e cada vez mais preocupada em oferecer benefícios à sua gente”, afirma Silva.
Os totens ajudam a prevenir a população contra o câncer de pele, através da medição de raios solares; contribuem com a propagação da informação, conhecimento e educação, por meio do sistema WI-FI, que possibilita aos cidadãos o acesso gratuito à internet com até 300 metros de distância dos aparelhos; além de garantir mais segurança, por causa das câmeras que filmam o trânsito e toda movimentação num ângulo de 90° nas proximidades do aparelho.
A Prefeitura de Salvador não teve custos com esses equipamentos, que foram adquiridos através de procedimento licitatório, visando uma troca de benefícios. A empresa vencedora poderá explorar o espaço publicitário, fazendo divulgações para outras companhias, porém deixando livre o lugar das propagandas institucionais, para uso da prefeitura. A Sucom é responsável pelo licenciamento das peças publicitárias a serem veiculadas nos totens, o que beneficia a arrecadação municipal.
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