terça-feira, 18 de agosto de 2009

Borimbora Entrevista: Alan Abreu, Diretor de Mídia/Produção da Viamídia Publicidade


Alan Abreu, 31 anos, nascido em Vitória (ES) mas criado na Bahia !! Sou Baêa e baiano de coração!!

Borimbora: Qual é sua especialidade? Criatividade, contato, investigação...? Um pouco de tudo. Publicitário que é publicitário tem um pouco de tudo! Chuta, corre, cabeceia e agarra a bola tudo junto ao mesmo tempo !!srsr

Borimbora: Algumas marcas/clientes para os que você trabalhou ao longo de sua carreira? Indiana Veículos, Unimed Salvador, Hospital Português... são tantos. Já se vão 9 longos anos (contando depois de formado) e tenho somente 31.

Borimbora: Você tem um blog ou página web? Tem o blog da Viamidia que não é só meu, mas também faço parte:
http://blog.viamidia.com.br

Borimbora: O que seus clientes valorizam: a estratégia, a criatividade, o design, ou o ROI? Tudo.Temos que ser completos. Pensar a comunicação dele como um todo. Além da publicidade e propaganda, ao mesmo tempo sermos muito criativos.

Borimbora: A palavra criatividade é protagonista na linguagem dos publicitários, mas a maioria dos anúncios são medíocres. Por quê? Não da pra inventar a roda. As vezes tem que ser direto mesmo. Propaganda não é para ganhar prêmio em primeira instância, e sim, trazer resultado pro cliente.Em ultima instância, óbvio que adoramos (nos, publicitários) prêmios, mas as vezes tem o problema do tempo exíguo, do cliente que mete o dedo na idéia e do publicitário preguiçoso também.

Borimbora: É possível que uma má campanha publicitária venda muito? Lógico. Venda depende de muitos fatores, não só da propaganda. As vezes até na ausência dela, como podemos constatar recentemente quando o Governo reduziu o IPI, nosso clientes do segmento automotivo não precisavam nem anunciar. Estavam vendendo como água só por causa do IPI reduzido

Borimbora: Que agencias, publicitários ou diretores você acha que são os melhores neste momento? Todos. Do iniciante ao mais experiente que existe aqui. Andar na corda bamba com soluço não é para qualquer um não.Eu poderia dizer os piores...rsrr mas deixa pra uma próxima entrevista!! rsrs

Borimbora: O que você responde ao clássico "adoro a idéia, mas não é o momento"? Odeio o momento mas adoro essa idéia !! rsrsrsr
Não tem o que responder, né?

Borimbora: O que lhe satisfaz mais: quando quem gosta do seu anuncio é seu chefe, seu cliente, seus amigos ou sua mãe? Com o chefe é bom, com o cliente melhor ainda, com os amigos é fantástico, numa mesa de bar, então... mas quando é a mãe que gosta é sensacional !!! rsrsr

Borimbora: Como você vê a transição entre a publicidade tradicional e a publicidade online? São 2 mundos paralelos. Existe a convergência da mídia on line e a TV e rádio, mas a mídia Out-Home não vejo perspectivas imediatas de convergência. Mas enfim, por enquanto ainda tratamos separadamente, mas em breve será tudo uma coisa só. Pra ser sincero, tenho medo de não acompanhar essa mudança, não parece mas ela é muito mais rápida do que se imagina. Como eram as coisas há 10 anos atrás, em 99, em plena euforia do bug do milênio? Imagine como será daqui há 10 anos com a TV digital e a internet verdadeiramente em banda larga?

Borimbora: Os publicitários estão bem pagos demais? De forma alguma. Muito pelo contrário as margens das agências e os salários dos publicitários estão cada vez menores, mas isso é culpa da gente mesmo que estamos acabando com o mercado.

Borimbora: A publicidade é spam? Rsrsr! O Spam pode ser até uma forma de propaganda, mas e o estudo de mídia? Pra que serve? Tiro de canhão pra atingir um mosquito?!

Borimbora: Você mesmo se sentiu enganado pela publicidade? Não. Nunca... publicidade não engana. Se me sentisse lesado denunciaria ao Procon e o Conar.

Borimbora: O que você mais gosta de trabalhar em publicidade, e o que você menos gosta? O dinamismo, sem dúvida. O que menos gosto é que no frigir dos ovos, volto pra casa e não salvei ninguém, não fiz uma obra de arte e nem fiz uma criança feliz. Publicidade não é medicina, arte e nem caridade. É mercado !!

Borimbora: Os festivais publicitários ajudam a melhorar a indústria, ou são só uma elite fazendo homenagens? Os festivais são importantes para confraternização e troca de experiências. Assim como os fóruns, workshops, feiras... é necessário para o mercado como um todo que ele se comunique, que ele se conheça e junto se aperfeiçoe.

Borimbora: Quando você seleciona um bolsista para trabalhar em publicidade, qual é a qualidade que você mais valoriza? Já tive todo tipo de gente aqui. De pessoas que estava aqui só passando tempo a pessoas que realmente precisavam da oportunidade, mas o importante é determinação. Saber o que quer e ir atrás. Não da pra alguém bater aqui na porta, no último semestre, sem nuca ter estagiado e querer trabalhar conosco pra ver como é e em que área ele gosta mais. Prefiro quem já chega no primeiro semestre e já diz, quero ser isso ou aquilo mesmo que mude depois, como eu , que entrei na faculdade querendo trabalhar em produtora de vídeo e depois mudei de idéia.Tem que ter determinação.Saber o que quer!!

Borimbora: As marcas como geradoras de conteúdo poucas vezes triunfaram. O mundo online é diferente nesse sentido? Você acha isso mesmo? Discordo, mas no mundo on line com certeza o conteúdo e a sua geração são ainda mais vitais o bom desempenho das marcas.

Borimbora: Sua experiência com a investigação qualitativa lhe serviu para descobrir caminhos ou mais para matar boas idéias? Os 2.

Borimbora: Impacto! Esse é o principal barema para julgar o trabalho de um publicitário?
Depende do objetivo. Se publicidade foi sempre de impacto ficaríamos loucos com tantas propagandas que nos atingem durante o dia.

Borimbora: Quais são os erros mais comuns que os clientes cometem ao julgar a criatividade? Não entender o anúncio!!! srsr Brincadeiras a parte é achar que ele é o público consumidor da propaganda dele. Esse é o principal!!

Borimbora: Um publicitário pode se comunicar bem com pessoas de outras gerações ou culturas que não são a sua? Lógico, mas para isso deve pensar como e estudar o grupo com que quer falar. Para isso existem as pesquisas!! Em relação a comunicação com outra cultura, acho que a regionalização é o caminho. Cultura é algo muito intrínseco e pessoal. Existem pequenos sinais que não estão nos livros e nem nas pesquisas, só mesmo quem vivencia isso no cotidiano que percebe.

Borimbora: Em publicidade, o que é mais eficaz: insistir ou surpreender? Surpreender, sempre !! Até quando for pra insistir.

Borimbora: Um candidato político é o mesmo que um produto? Acredito que se assemelhe mais a uma marca. É uma imagem construída ao longo do tempo que pode de repente virar água ou vinho, muitas vezes por um detalhe.

Borimbora: Como você explica que algumas marcas como ZARA tenham podido se expandir tanto e tão rápido sem publicidade? As leis do marketing estão mudando? Que leis? Marketing não tem leis. Não tem certo e errado. Tem cases de sucesso e cases que não deram certo.

Borimbora: Que conselhos você daria a alguém que quer ser publicitário? Você vai passar 4 anos de férias na faculdade e depois vai trabalhar a vida inteira que nem cachorro. Acho que em outras profissões como o direito, acontece justamente o contrário !! rsrsr Faça medicina, meu filho!! rsrsr

A Viamídia Publicidade não se responsabiliza pelas informações pessoais contidas nesta mensagem, sendo estas, de total responsabilidade do autor.

VIAMÍDIA - GANHADORA DO PRÊMIO ABRIL NORTE-NORDESTE 2008.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Borimbora é sensacional!!!
Este blog é totalmente de caráter informativo e opinativo...

Maria Fernandez

marco disse...

grande Alan. assino embaixo.
Parabéns.

marco

APN disse...

Só 31 anos???? Vc tá acabado, hein véio?! hehe.
Brincadeira!!! Grande Alanbrado ou Radiola. Parabéns meu velho, sucesso sempre.

Bruno disse...

Alanbrado, parabéns pela entrevista!

Borimbora, o uso correto da ortografia e gramática também são muito importantes na publicidade. Por favor, corrijam todos os erros do texto!

abraço,

Bruno

Anônimo disse...

Ps.:Bruno, confesse, confesse e confesse , pois todo esse sentimento foi feito com malícia e inveja...

– As moscas mortas fazem com que o ungüento do perfumista emita mau cheiro; assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra.
Eclesiastes Capítulo:10

Jorge

Anônimo disse...

Alan,
A entrevista valeu como forma de te conhecer melhor, embora, vc está enganado, quando responde que, em caso de reclamação procuraria o Procon e o Conar.Todos nós sabemos que estes órgãos, NUNCA EXISTIRAM...Tentei uma vez, fazer uma reclamação sobre um anúncio que não estava,eticamente correto, e não consegui ser atendido por ninguém...logo, não existem...correto!!!
Abraço e boa sorte.
Fernando Kowalczuk