terça-feira, 9 de junho de 2009

Saiba Quem É Monja Coen


Nome: Monja Coen
Profissão: Religiosa
Nascida Em 1947
O que faz:Missionária da tradição japonesa Soto Zen, leva a prática da meditação aos frequentadores dos parques da cidade de São Paulo
Filosofia de vida: Zen, "estar muito ligado no momento, na sua vida, é pé no chão, não é voando lá nas nuvens. Se no presente eu fizer o melhor que posso, vou ter melhores resultados no futuro"
Antes do zen-budismo, chegou a frequentar alguma faculdade?Faculdade de Direito da PUC de SP
Casada, filhos?Viúva, uma filha e uma neta de 14 anos
O que é ser uma monja?É servir, cuidar, transmitir ensinamentos de Buda
Qual a função de uma monja?Meditar, orar, trabalhar, estudar, servir, fazer cerimônias de casamento, benção, funerais, memoriais, nascimenttos, promover cursos, estudos, práticas e reflexões, cuidar, conhecer a si mesma, fazer o bem a todos os seres
O que a fez se tornar monja?Como e quando isso aconteceu?Fui ordenada monja zen budista em Los Angeles, na California, em 1983. A minha prática era e ainda é o Zazen - literalmente sentar-se Zen, a meditação que transcende as dualidades e nos faz perceber a grande unidade.
A senhora foi influenciada por alguém? Quem? Pelos meus mestres e mestras, monges e monjas, leigos e leigas zen budistas que encontrei e conheci, pelos poetas, pelos Beatles, pelos músicos do Pink Floyd, do Yes, por todos os yogues e gurus que meditavam, pelos monges vietnamitas,que se queimavam em praça pública protestando pela guerra, por Carl Gustav Jung, por Jose Angelo Gaiarsa e por muitas pessoas e amigos que vivem o Caminho da Sabedoria e da Comp aixão.
Porque resolveu seguir a tradição Zen Budista?Por causa do Zazen e de Mestre Dôguen (1200-1253) que escreveu " - estudar o Caminho de Buda é estudar a Si mesma, estudar a Si mesma é esquecer-se de si mesma, esquecer-se de si mesma é ser iluminada por tudo que existe."
Como foi a aceitação da sua família quando decidiu ser Monja?Questionaram e assim me questionei e pude responder à minha família e a mim mesma, confirmando minha vocação.
Como era sua vida antes do Zen Budismo?Era uma jovem brasileira morando em Los Angeles, trabalhando no Banco do Brasil como secretaria bilingue, fazendo ballet todas as noites, ouvindo rock`n roll e correndo com meu cachorro pelas ruas de Hollywood .
Como fica o quesito celibato para monges budistas?Há os celibatários e os não celibatários. Depende da ordem em que estão inseridos.
Qual o significado de raspar a cabeça?Fazer o que fazem todos e todas as Budas - sair das castas, estar além do mundano
O que a senhora acha da reliogiosidade dos jovens de hoje?Religiosidade, espiritualidade, busca - os jovens de hoje tem a responsabilidade de levar adiante todo o passado da humanidade. E como disse o poeta, "seus ombros suportam o mundo e ele não pesa mais do que a mão de uma criança.
O que é deus para a senhora?Não sei
Ao vir para o Ocidente, o Budismo passa por alguma adaptação?Tudo está sempre em constante transformação.
O Budismo tem várias linhas, quais são as principais diferenças do ZenBudismo das outras linhas?A ênfase no Zazen como portal principal para a casa do tesouro, nosso tesouro sagrado.,
O que a Senhora aconselharia para quem está iniciando no Zen Budismo agora?Sentar-se e observar sua postura, sua respiração, seus pensamentos e não pensamentos.
Como a Senhora definiria o Zen Budismo?Como a própria vida não há uma definição capaz de limitar o ilimitado
A senhora já conheceu várias partes do mundo? O que mais gostou e o que adeixou mais triste?Gostei de encontrar seres humanos, semelhantes e diferentes, à procura da felicidade, da inclusão, do amor, da sabedoria, do compartilhamento e da paz. Entristece ver a pobreza, a miséria e as soluções violentas para a resolução de conflitosPodemos resolver nossos conflitos de maneira não violenta - através do diálogo, da compreensão.é preciso treinar, treinar, praticar, praticar - praticar Buda. Pois todos e todas somos seres iluminados. Entretanto, se não houver prática não haverá realização.Que todas as pessoas possam ser felizes e encontrar a compleição .Que todas as Budas e Bodhistavas abençoem todas as mulheres nesta tarefa comum de construirmos uma Cultura de Paz, Justiça e Cura de nossa mãe comum, a Terra.
Como surgiu a idéia da Caminhada Zen? Eu comecei a pensar no que o zen budismo podia oferecer ao país, às pessoas. Não adianta termos só um templo fechado, em que o acesso é limitado a poucos. E a cidade está estressada, há muita violência. Acho que uma das maneiras de a gente batalhar pela não-violência é fazendo o voto de não-violência. E ele só é possível quando entramos em contato com a essência do nosso ser. Isso é meditação. Só que as pessoas acham muito incômodo ficar sentado durante a meditação.
Em posição de flor de lótus? É, ou meia lotus. Existe um monge vietnamita em Paris, que fala de meditar caminhando. Inspirada no trabalho dele, pensei na caminhada em meditação nos parques.
E como ela é feita? A gente anda em fila indiana. A idéia é que, a cada passo, a gente sinta a própria respiração, o ar à nossa volta, os sons, os odores. Nós até abraçamos árvores para sentir a força estável.
Por que abraçar as árvores? Pelo seu tamanho, sua idade. As árvores têm uma estabilidade, uma força muito grande.
Para muitas pessoas, zen ainda carrega a conotação de estar "na lua", em estado de alienação, mas é exatamente o oposto, não? Exatamente. Zen é estar muito ligado no momento, na sua vida, é pé no chão, não é voando lá nas nuvens. Tem que estar inteiro no que está acontecendo, pois esse momento traz em si todo o passado e o futuro. Se no presente eu fizer o melhor que posso, vou ter melhores resultados no futuro. Mas, com a ansiedade e o estresse, só pensamos lá atrás ou lá adiante.
Como está sendo a receptividade das caminhadas? Na primeira vez, vieram 12 pessoas. Na segunda vez, 20. Na terceira, que foi no parque da Água Branca, vieram 50. Perguntei o que as pessoas acharam, e elas responderam que há tempos não lembravam o que é andar, respirar. Ficaram gratas, emocionadas. Uma senhora, no parque da Água Branca, disse assim: "Há anos eu venho aqui e andei hoje por lugares que nunca havia andado antes. Nunca vi as coisas como hoje". Porque dá outra percepção, a gente fica muito alerta à luz, à sombra, ao calor, ao frio, à textura do solo. Andamos vagarosamente, sentindo o chão.
A senhora acha que, depois do primeiro contato, as pessoas vão dar continuidade à prática da meditação? Nas nossas maiores dificuldades, se pudermos dar uma paradinha, uma andada lenta, uma respirada, podemos encontrar soluções pacíficas, mais justas, inclusivas. Reagindo na emoção, ficamos muito embrulhados.
É preciso ser budista para meditar? Não, não tem nada com o budismo. Todas as religiões têm meditação. O pessoal dos beneditinos faz a meditação por canto, os judeus têm a sua parte meditativa, os islâmicos também.
A idéia da meditação é a mesma em todas as religiões? Sempre. Que a gente possa atingir o ser essencial, que é todo aquele espaço onde nem as palavras vão -nem os conceitos.
Como isso funciona no dia-a-dia?São coisas simples. Um outro monge falava assim: "Quando o telefone tocar na sua casa, não atenda correndo. Ao primeiro toque, pare, respire e aí você vai atender". Só isso já faz uma mudança na sua vida incrível. Toca a campainha da porta, e as pessoas já ficam ansiosas. O som é para você parar e respirar, aí vai ver quem é. Porque aí você já se centralizou.
Não vai agir de forma impulsiva?Vai ser capaz de agir, e não de reagir. A idéia é que a gente possa centralizar. Muita violência é causada pela falta dessa centralização
Quando a caminhada em fila indiana passa nas áreas mais movimentadas do parque, o público fica paralisado. As pessoas parecem outdoors ambulantes da meditação. Isso não atrapalha a concentração dos iniciantes?Eu também não gosto. Mas a idéia é levar isso para a nossa vida. Dentro do mato, por exemplo, tudo é muito agradável. Mas os outros seres humanos incomodam, estão olhando, acham bonito, feio. E é isso que a gente tem que desenvolver, a centralização. Faço aquilo que é certo, independentemente do que os outros acham. Quanto aos outdoors, estamos dizendo para os outros: vocês também podem fazer isso. Caminhar em silêncio é bom, não é preciso ficar falando o tempo todo.

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