
A crise mundial que desestabiliza inúmeros setores mundo afora ainda não causou tantos estragos na propaganda brasileira. Apesar do baque em investimentos publicitários, o faturamento dos veículos brasileiros com publicidade atingiu R$ 1.256 bilhão em janeiro, alta de 2,1% quando comparado ao mesmo mês do ano passado.
Os números divulgados pelo projeto Inter-Meios mostram que o cinema obteve o melhor desempenho: cresceu 132% e dobrou seu share de 0,2% para 0,4% do total. A internet manteve-se em alta e melhorou a performance em 23,6%, atingindo participação de 4,4% no bolo publicitário. Já na televisão, os canais pagos ganharam mais 9,5% com publicidade e seu share chegou a 3%. Enquanto isso, os canais abertos apresentaram alta de 4%, representando 59,3% do total.
A mídia impressa teve queda na receita publicitária. As revistas caíram 8,4% e sua participação total caiu de 6,6% para 5,9%. Nos jornais, o faturamento publicitário teve queda 5,7% e sua participação também, de 18,2% para 16,8%. O rádio permaneceu estável, com uma pequena queda de 0,2% e share de 5%. Entre os guias e as listas, a participação foi mantida em 1,4%.
A mídia exterior se manteve estável, com crescimento de 0,14%, quando comparado a janeiro do ano passado. Mobiliário urbano, mídia móvel e painéis caíram nos índices com -25,4%, -17,8% e 6,4%, respectivamente. Já o outdoor teve alta de 5%.
O faturamento publicitário de painéis eletrônicos (telas de plasma e LCD) subiu 61,2% e continua ganhando espaço em diversos pontos de venda.
Com informações do MM Online
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