segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Raúl Candeloro: A história de um empreendedor nato


Ele é fundador da Editora Quantum, e criador da VENDA MAIS, atualmente a maior revista de vendas do Brasil, com mais de 24.000 assinantes e mais de 30.000 visitas únicas por mês em seu site. Como ele mesmo define, a Editora Quantum tem a missão de “ajudar os clientes a vender mais, atender melhor e aumentar a lucratividade com iniciativa, ética, qualidade e criatividade”. Em 2004, lançou a newsletter Liderança – voltada para líderes em vendas; e a revista Motivação – voltada para todos os profissionais da área comercial. Conheça a história empreendedora de Raúl Candeloro, um dos palestrantes mais contratados do Brasil e autor de diversos livros.

Carreira & Sucesso: Como começou a sua carreira?

Pobre! Eu era estagiário numa agência de propaganda. Fiquei apenas 6 meses - fui demitido umas três vezes nesse tempo, mas sempre pediam para que eu voltasse. Sempre me achei que não era o tipo de pessoa para ser empregada de ninguém. Não nasci para ser funcionário (ou colaborador, como gostam de dizer os RH's). Desde a infância dizia que ia ter minha empresa. Saí para montar minha própria agência de marketing direto. Como ninguém sabia o que era Marketing Direto na época, eu só conseguia clientes 'no risco'. Ou seja, era remunerado por resultados. Eu fazia uma campanha de mala direta e, dependendo dos resultados de vendas, era remunerado ou não. Acontece que, para um de meus clientes no varejo, criamos uma campanha que encheu a loja de clientes, mas vendeu muito pouco. Fui pesquisar porque isso havia ocorrido e descobri que a equipe de vendas era péssima. Logo, passei a juntar material sobre técnicas de vendas para que os vendedores vendessem mais. Não era bem minha função, mas se eles não vendessem o suficiente, eu também não recebia. A partir daí, ter a idéia de vender o material que eu distribuía gratuitamente nos treinamentos foi uma evolução simples.

Carreira & Sucesso: A Venda Mais é a maior revista de Vendas do Brasil. A que você atribui este sucesso? Existe fórmula?

Eu diria que o nosso segredo está no foco e na atenção aos assinantes. Trabalhamos há muito tempo com pesquisas de satisfação e nos preocupamos muito em manter o diálogo aberto com os assinantes. Qualquer assinante tem meu e-mail e sabe que respondo pessoalmente. Tente mandar um e-mail para o editor de uma revista de circulação nacional e sinta a diferença... (Aos que se sentirem tentados a testar se realmente é verdade, peço apenas que sejam breves... recebo dezenas de e-mails por dia, e muitas vezes acabo respondendo-os em casa, à noite, depois das crianças irem dormir. Então agradeço imensamente a cortesia da brevidade.) Voltando ao assunto, tenho plena noção de meus pontos fortes e fracos. Desde muito cedo aprendi a delegar e sempre fiquei perto de pessoas melhores do que eu em diversas áreas. Temos uma equipe muito unida, com forte paixão pelo assunto 'vendas' e trabalhar com o pessoal da Quantum é muito estimulante.

Carreira & Sucesso: E a expansão da Ed. Quantum e a criação de outras revistas? Teve planejamento, ou foi algo inesperado?

Adoraria dizer que fiz um business plan com um planejamento de 10 anos, dividido em etapas, mas seria papo-furado. Fui aproveitando as oportunidades conforme foram surgindo. Quanto aos produtos novos, só lançamos produtos na Quantum com base em pesquisas e sugestões de assinantes. Então não posso dizer que tenha sido planejado, mas é uma evolução natural. O que vale é o processo – ouvir o cliente, analisar o potencial de lucratividade do novo projeto/sugestão, se está alinhado com nossa missão, definir preço, público, benefícios, etc. E lançar, obviamente. Somos uma fábrica de novidades. Nem todas dão certo, mas isso também faz parte do processo. Aprendemos com os erros e, com o passar do tempo, procuramos evitá-los. Se for para errar, que sejam erros novos! (Em erros novos somos especialistas...).

Carreira & Sucesso: Quantos colaboradores a Quantum emprega? Como manter todos alinhados ao negócio?

Somos 80, mais ou menos. O alinhamento é feito usando um balanced scorecard (metodologia de gestão criada pela Harvard School) que desenvolvemos para todos os departamentos e com a lembrança contínua da nossa missão. Se você ligar para a Quantum e perguntar nossa missão, todo mundo sabe responder (eu faço isso o tempo inteiro, então a empresa inteira está preparada). Quem não souber responder paga 10 flexões de braço de castigo! Além disso, temos reuniões mensais sobre lançamentos de novos produtos (para que todo mundo saiba o que está acontecendo), os números são discutidos abertamente, criamos comitês de funcionários para resolver problemas... ou seja, é um ambiente onde todo mundo sabe a missão, a meta, as ferramentas que tem disponíveis, o que precisa fazer, porque precisa fazer, etc. Sou um cara bem informal – odeio burocracia, pose, formalismos, etc. Acho que isso só atrapalha. Exemplo: fiquei anos sem ter uma mesa, porque se eu tiver uma mesa sento ali, quando na verdade deveria estar rodando pela empresa. No final das contas, todo mundo sabe na Quantum porque estamos ali. Nossos assinantes, que são os clientes, são a razão de ser e tudo gira em torno disso. Aí fica fácil alinhar

Carreira & Sucesso: Quais dicas você ministraria para profissionais que querem obter sucesso em suas carreiras?

1) Provavelmente você já ouviu isso antes, mas é verdade. Procure algo pelo qual tem paixão e nunca mais vai 'trabalhar' na vida. Poucas coisas são tão deprimentes quanto ter que levantar cedo na segunda-feira para ir fazer algo que você odeia. Felizmente, o contrário também é verdade.

2) No começo da carreira, e sempre que puder, procure trabalhar para um/a chefe absurdamente bom. De preferência, que seja bem exigente. Aprenda tudo que puder. Aproveite a presença dessa pessoa para se tornar melhor.

3) Também no começo esqueça salário, plano de carreira e essas bobagens superficiais. Transforme-se numa esponja de conhecimento. Se lhe pagarem com conhecimento e experiência, você terá feito um excelente negócio.

4) Procure cercar-se de pessoas muito competentes. Se estiver rodeado de medíocres, caia fora. A vida é curta, passa rápido e você tem mais o que fazer do que ficar rodeado de gente burra. Ou incompetente. Ou fofoqueiros/as. Ou politicagem, falta de ética, etc. Decida levar uma vida de alto nível em todos os sentidos. Paga-se um preço por tomar essa decisão. Mas também paga-se um preço (e bem mais alto) de aceitar a mediocridade e a incompetência.

5) Nunca pare de se meter em encrencas, no bom sentido. Envolva-se em projetos novos. Participe de comissões. Aproveite todas as chances de participar.

6) Nunca pare de estudar. Leia muito, participe de cursos quando puder, pesquise na internet. Não existe desculpa hoje em dia para acomodar-se intelectualmente e ficar defasado em termos técnicos ou culturais. Mantenha-se inquieto e curioso.

7) Pense em termos de impacto no mundo. Pessoas de alto impacto raramente tem problemas de dinheiro, remuneração, etc. Se você ajudar e for útil, sempre terá demanda por sua presença.

8) Viaje !!!

9) Por último, talvez a dica mais importante. Busque seu próprio caminho. Ou seja, questione seriamente estas dicas (todas as 9, e todas as outras que encontrar). Leia-as com atenção, pense no assunto, e depois faça o que VOCÊ achar melhor, porque você decidiu fazer isso, e não porque eu, ou qualquer outro 'expert' tenha recomendado isso. A vida é sua, você é o roteirista. Não delegue essa função.

Nenhum comentário: