sexta-feira, 27 de junho de 2008

Gildemar Sena Oliveira



06/08/2008 – 14:48

Gildemar Sena, Artista Plástico, Poeta, Cenógrafo, Aderecista, Fotografo, Escultor, Compositor e Produtor Cultural.

GILDEMAR SENA OLIVEIRA, nome artistico Gildemar Sena, natural de Juazeiro-Ba. desde pequeno já tinha inclinações para a arte de desenhar, na adolescência morando na cidade paranaense de Guaratuba, começou a pintar daí em diante desenhar e pintar passou a fazer parte do seu dia a dia. Sempre envolvido com arte e cultura, e não custou muito tempo a mostrar sua veia poética.

No dia 30 de Janeiro de 1987 realizou sua primeira exposição individual, intitulada de Traços Surreais, técnica mista de guache e nanquim sobre duplex, no Salão da Casa da Cultura/Uauá/Ba. Nesse mesmo ano realizou sua segunda exposição, intitulada Percepção, técnica guache sobre granito, também no Salão da Casa da Cultura.

Em 95 realizou sua primeira exposição em tela com o titulo Estado de Contemplação Visual Que Baila na Amplidão da Mente, técnica látex sobre tela, no salão de exposições da Casa da Cultura. No segundo semestre do referido ano, cursou no atelier do pintor argentino Hector Valdez, técnica de óleo sobre tela.

Participou no filme A Guerra de Canudos, do cineasta mineiro Sergio Resende, como aderecista. No mesmo ano participou do Salão Regional de Artes Plásticas, na cidade de Juazeiro, com as seguintes obras: O Sapato Deformado, A Concha, esculturas em madeira e a tela a óleo A Tratadeira de Fato. Neste mesmo ano projetou e construiu um cenário de oitocentos metros quadrado, com o titulo A Replica de Canudos, patrocinada pela Prefeitura Municipal de Uauá.

Participou como cenógrafo no curta metragem “Canudos, Numa Longa Curva” um filme em 35 mm do Cineasta Argentino Carlos Pronzato. Realizou na cidade de Aracaju, no rol da reitoria da Universidade Estadual de Sergipe, no período de 11 a 15.12.2000, a Exposição: Traços do Sertão, técnica bico de pena. Fez em conjunto com Marcelo Rabelo e Joel de Almeida o vídeo documentário: Calumbis, Pífanos e Zabumbas, O Som do Sertão de Canudos, Direção de produção do Vídeo documentário Cuitá: A Pedra do Bendegó e Desterro, do cineasta Marcelo Rabelo. Sendo que Desterro mereçeu mensão honrosa, no Festival 5minutos de Salvador,

Participou no dia 23/09/2006 do Caruru dos Sete Poetas, na cidade de Cachoeira/BA, como um dos sete poetas convidados para o recital. Selecionado para a 7° Bienal do Recxoncavo, recebendo Mensão Honrosa com a tela A Banda de Pífanos (2004). Recebeu também destaque especial com a tela Cordel, a Literatura do povo, no Salão Regional de Feira de Santana (2005).

Atualmente vem desenvolvendo trabalhos de artes plásticas enfocando a cultura regional, com gravuras a bico de pena e baixo relevo em cimento.

Além de artista plástico e poeta, é também cenógrafo, aderecista, fotografo, escultor, compositor e produtor cultural.

Nenhum comentário: