sexta-feira, 27 de junho de 2008

Borimbora Entrevista Pedro Cordier


08/08/2008 - 09:38

Entrevistado: Pedro Cordier, 35 anos, formado em Administração com Marketing, especialista em Marketing e Propagando pela Mercato. Experiência de 13 anos em comunicação, sócio da Spiritus Mundi.

BORIMBORA: FALA PRA GENTE SOBRE A PESSOA PEDRO CORDIER E O QUE ELE REPRESENTA NO MERCADO PUBLICITÁRIO BAIANO.

Parafraseando Fernando Pessoa, "...eu sou algo entre o que gostaria de ser e o que gostariam que eu fosse..." Como estudiosos do ZEN, procuro seguir nem tanto à esquerda, nem tanto à direita, busco sempre o equilíbrio nas minhas ações. Pratico Kung Fu há cerca de dois anos, adoro ler, escrever e fazer amor com amor.

Quanto ao mercado baiano, isso é bem relativo. Estive à frente de alguns projetos memoráveis, como:

· A campanha do "Walmir" (para Terwal Máquinas), finalista do Bahia Recall em 2002;
· O case Nautidoor, uma empresa que figura o Guinesse Book como detentora do maior painel náutico do mundo e que, a partir de 2003, começou a exportar tecnologia de mídia náutica da Bahia para o eixo Rio-São Paulo;
· O lançamento do "Beije", o spray do beijo, "case" de sucesso com repercussão na mídia nacional (Fantástico, Gugu, Ratinho, Ana Hickmann, o Globo, Estadão, Zero hora, revista Veja) e mundial (mais de 30 sites, documentário na CNN) - destaque do carnaval da Bahia em 2006;
· Lançamento do MobCopa em 2006, primeiro aplicativo DO MUNDO, a obter certificação JAVA VERIFIED (sem ser game);
· O reposicionamento da Blanco Imobiliária, que, em 2007, tornou-se representante de um os maiores grupos imobiliários de Portugal ;
· Lançamento do MobTour, o primeiro aplicativo de informações, entretenimento e serviços 100% on line para celular do mercado brasileiro, em 2007;
· Lançamento dos SPACKs, pacotes de conteúdo multimídia para celulares, em 2008.

BORIMBORA: COMO SURGIU E DE ONDE VEIO A INSPIRAÇÃO PARA TRABALHAR NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO?

Olha... eu sempre fui o tipo da pessoa que ouvia o plim-plim da Globo e não saia da sala, desde garoto. Ficava para admirar os comerciais. Tinha vezes que, ao contrário, estava fazendo outras coisas e, ao ouvir o plim-plim, corria para ver os comerciais e voltava para brincar quando começasse o programa... rsss.

Eu me formei em química, pela saudosa ETFBA e trabalhava no Pólo Petroquímico, na CIBA GEIGY, quando resolvi largar tudo e abraçar o mundo da propaganda. Fiz o curso AGÊNCIA-ESCOLA, de Héctor Valdez, em meados da década de 1990 e me especializei em criação. Pouco tempo depois, comecei a trabalhar com propaganda e tive a felicidade de conviver com grandes mestres da propaganda baiana, como: Pedrinho da Rocha, João Silva, Aloísio Petitinga, Renato Tavares, Antonio Luiz Nilo, entre tantos outros...

BORIMBORA: COMO VOCÊ VÊ O MERCADO PUBLICITÁRIO BAIANO HOJE?

O mercado publicitário baiano vem crescendo e a gente percebe que as agências estão procurando seguir as tendências e tal...

O que sinto falta, mesmo, é de criação. Não criação ligada à direção de arte e redação... criação de idéias, tendências... sinto falta de inovação e renovação. De novas idéias, novos formatos de negócios, de mídias e de profissionais adaptados aos novos tempos.

BORIMBORA: QUE TIPO DE DIFERENCIAL O MERCADO BAIANO PODE ESPERAR DOS TRABALHOS OU SERVIÇOS DA SPIRITUS MUNDI.

Mobile intelligence. Ou seja, consultoria e desenvolvimento de soluções de mobilidade para empresas, ONGS, governo, cooperativas e associações.

Essas soluções podem ser integradas com sistemas existentes ou desenvolvidas, customizadas, para cada caso.

De uma ação de distribuição de conteúdo via bluetooth a um complexo sistema de administração de pontos de venda, logística e distribuição, tudo pode ser mobilizado.

BORIMBORA: QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES DA SPIRITUS MUNDI EM RELAÇÃO AO SEU PÚBLICO-ALVO?

Acima de tudo, foco em redução de custos e otimização de resultados, sempre pautado pela ética, eficiência e atendimento diferenciado.

BORIMBORA: QUAIS SÃO OS PRODUTOS QUE A SPIRITUS MUNDI ESTÁ DISPONIBILIZANDO PARA O MERCADO? FORNEÇA ALGUNS EXEMPLOS.

Consultoria;
Pesquisa (coleta de dados via celular e Internet);
Ações promocionais via bluetooth;
Projetos de comunicação digital integrado (Internet + celular + PDV + mídia tradicional);
Desenvolvimento de sistemas web;
Desenvolvimento de aplicativos e soluções móveis customizadas;
Integração de sistemas tradicionais com sistemas móveis.

BORIMBORA: COM ESSA DEMOCRATIZAÇÃO CADA VEZ MAIOR DA INFORMAÇÃO E DA TECNOLOGIA COMO ESTÁ O NOSSO MERCADO BAIANO EM RELAÇÃO A ESSE MUNDO DIGITAL???

Incipiente. Aliás, o mercado móvel, como um todo, está iniciando essa revolução há bem pouco tempo. Os estudos mostram que a coisa vai começar a esquentar no final deste ano e começa a pegar fogo a partir do segundo semestre de 2009. Pra vocês terem uma idéia, a MMA (Móbile Marketing Association) está chegando agora ao Brasil. Mas temos que nos adiantar e mostrar que o que é que o baiano tem: TECNOLOGIA!

BORIMBORA: NO NOSSO MERCADO BAIANO O QUE É NECESSÁRIO OU INDISPENSÁVEL PARA CONSEGUIR O SUCESSO?

Primeiro de tudo, ser uma pessoa boa. Do bem.

Certa feita, David Ogilvy, no livro CONFISSÕES DE UM PUBLICITÁRIO, disse que se um candidato entrasse na sala dele com uma “pasta” não tão boa, mas tivesse uma boa índole, ele seria capaz de perder um bom tempo conversando e dando conselhos. Agora, se entrasse um candidato com uma “senhora pasta”, mas arrogante, ele não perderia um minuto sequer com o cara, pelo contrário, botaria pra fora a pontapés!

O mundo está precisando, cada vez mais de pessoas boas, de boa índole, que fazem um bom trabalho com consciência social e ganham seu dinheiro honestamente.

Para ser um bom profissional, faz-se necessário ter 3 elementos básicos: TALENTO, INFORMAÇÃO E NETWORK (relacionamento).

Agora, sucesso? Isso é tão relativo... pra mim, ter sucesso não é tão importante quanto estar feliz! Se o sucesso for conseqüência de um bom trabalho, ótimo... mas tanto o sucesso quanto o fracasso são enganosos. O caminho é o do meio. Nem ofuscar-se com o brilho dos holofotes do sucesso, nem se embriagar com as lágrimas do fracasso.

BORIMBORA: O MERCADO BAIANO ESTÁ ABSORVENDO ESSE MUNDO DIGITAL COM FACILIDADE?

Olha... Salvador não é a capital brasileira do celular à toa... temos a maior densidade do Brasil, com 119,96 celulares por habitante, segundo o site TELECO!

Porém, o que o baiano - e o brasileiro como um todo - está aos poucos descobrindo, é que o celular é mais que um telefone. Além de câmera, filmadora, rádio, gravador e despertador, o celular é também um COMPUTADOR que acessa à Internet. Ou seja, temos hoje, no Brasil, cerca de 130 milhões de potenciais “computadores móveis” ligados em rede!

E isso nos trará inúmeras possibilidades de comunicação.

BORIMBORA: VOCÊS DA SPIRITUS MUNDI ESTÃO APRESENTANDO PARA O MERCADO O SPACK. O QUE É O SPACK E COMO FUNCIONA?

O SPACK é um pacote de conteúdo multimídia personalizável para celular. É mais dinâmico que um folder e tem mais mobilidade que um site, pois o consumidor leva com ele pra onde ele for e consulta as informações na hora que ele precisar.

A empresa solicita, passa o briefing e desenvolvemos o SPACK (como um site, para facilitar a compreensão). Depois, o SPACK é distribuído via download (pelo próprio usuário) ou via bluetooth, gratuitamente.

BORIMBORA: JÁ TEM CLIENTES UTILIZANDO O SPACK?

Salvador Prime, Festival de Verão, CIN/ icontent (Palestra de James Hunter)

BORIMBORA: FALA PRA GENTE COMO FUNCIONA O BLOG ONPHONE?

Olha, essa é mais uma inovação da Spiritus Mundi! Todo e qualquer blogueiro que se encaixe nos pré-requisitos descritos no site
http://www.blogonphone.net pode ter seu BLOG no celular!!

Vale a pena conferir e ver como funciona passo-a-passo!

BORIMBORA: COMO VOCÊ VÊ O MERCADO HOJE EM RELAÇÃO A INTERNET?

O mercado de Internet vem crescendo ano após ano. O Brasil já é o país que passa mais tempo conectado, o 10º em número de internautas, 11º em conexões banda larga, o e-commerce cresceu quase 50% ano passado.

E ainda temos um potencial de crescimento enorme! Ainda mais com a integração Internet-celular!

A empresa que não se conectar rapidamente vai ficar cada dia mais obsoleta e terá dificuldades para atender às novas demandas do consumidor moderno. Isso é um fato!

BORIMBORA: PEDRO, VOCÊ É VICIADO EM INTERNET?

Olha, uso Internet todo dia, há cerca de 13 anos e nunca me viciei. Rssss.

Passo cerca de 40h/ semana on-line. Não tem como ser diferente na minha área. E vai ser assim para a maioria das profissões. Não tão intenso. Mas todos terão de se conectar.

BORIMBORA: VOCÊ TOMA ALGUNS CUIDADOS PARA NÃO SE TORNAR UM VICIADO EM INTERNET?

Primeiro lugar: NUNCA FICAR VAGANDO SEM RUMO, PROCURANDO O QUE FAZER NA REDE. Você é quem tem que usar a rede e não ao contrário!

No mais, evitar o mal uso de Orkuts, joguinhos e MSNs da vida pra não perder o controle da situação. A linha é bem tênue entre o viciado e o heavy-user!

Fonte: Borimbora.

Nenhum comentário: